Geral

Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia são prorrogadas

18/03/2016
Inscrições para Olimpíada Brasileira de Astronomia são prorrogadas
Olimpíada instiga gosto pela astronomia entre os jovens (Foto: Valdir Rocha)

Olimpíada instiga gosto pela astronomia entre os jovens (Foto: Valdir Rocha)

As inscrições para a 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram prorrogadas para o dia 31 de março. Escolas de nível fundamental e médio de todo o país podem participar e o cadastro deve ser feito no site www.oba.org.br.

Este procedimento de inscrição será necessário apenas para as unidades de ensino que participarão do evento pela primeira vez, pois as escolas presentes em edições passadas já estão cadastradas no site da OBA, precisando apenas realizar a prova e enviar as notas pela internet.

Uma parceria entre a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada visa fomentar o interesse pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins entre os jovens da rede pública e privada.

As provas acontecem no dia 13 de maio em todo o país com duração de duas a quatro horas nos seguintes níveis: nível 1, para os alunos de 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; nível 2, para estudantes de 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental; nível 3, para turmas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e nível 4 para o Ensino Médio.

“Ao participar da OBA, o aluno passa a conhecer novos campos de estudo das disciplinas que ele vê no seu dia a dia como Física, Matemática, História e Geografia. A Astronomia sintetiza tudo isto e leva o jovem a se envolver em um conhecimento integrador. Além disso, ele se depara com questões acerca de nosso papel na terra e o papel do nosso planeta no universo”, explica Adriano Aubert, coordenador do Observatório Astronômico Genival Leite Lima (OAGLL) e responsável pela OBA em Alagoas.

Adriano diz que o OAGLL está à disposição das escolas que desejem promover oficinas e atividades práticas para as provas da OBA. “Para isto, basta fazer um agendamento pelos telefones 98878-5915 ou 3342-5073”, informa.

Mostra de Foguetes – Paralelamente à OBA, ocorre a X Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) onde os alunos constroem e fazem o lançamento de foguetes artesanais. As datas são as mesmas da Olimpíada de Astronomia e as inscrições podem ser feitas no mesmo site da OBA.