Geral

Ex-São Paulo, Douglas é jogador mais ‘ignorado’ nas convocações do Barça

03/03/2016
Ex-São Paulo, Douglas é jogador mais ‘ignorado’ nas convocações do Barça
(Foto: Denis Doyle/Getty Image) Douglas contra o Villanovense, em outubro do ano passado

(Foto: Denis Doyle/Getty Image) Douglas contra o Villanovense, em outubro do ano passado

Há quase dois anos no Barcelona, o lateral direito Douglas é ‘campeão’ em uma estatística nada positiva na atual temporada. O brasileiro lidera o ranking de jogadores menos vezes convocados pelo técnico Luis Enrique para as partidas do Campeonato Espanhol. A lista considera apenas critérios técnicos, ou seja, desconsidera ausência por casos motivados por lesão, contusão e suspensão.

Douglas ficou fora 13 convocações do treinador. Isso significa que nem sequer no banco de reservas ele ficou. O levantamento foi feito pelo jornal catalão “Sport” nesta quinta. O segundo colocado neste ranking é o atacante espanhol Sandro: oito jogos fora.

Os números de Douglas na temporada também não são muito animadores. Ele disputou apenas três partidas de um total de 46 feitas pelo Barcelona, entre Mundial de Clubes, Uefa Champions League, Supercopa da Europa, Supercopa da Espanha, Copa do Rei e Espanhol.

Douglas foi titular no empate sem gols com o Villanovense pela Copa do Rei, em 28 de outubro. E entrou no decorrer das partidas contra o Rayo Vallecano (vitória por 5 a 2), em 17 de outubro, pelo Espanhol, e contra o Valencia (1 a 1), em 10 de fevereiro, pela Copa do Rei.

Mas Douglas também sofreu com lesões no Barcelona. Após o jogo contra o Villanovense, o técnico Luis Enrique declarou que o jogador jogou no sacrifício – o lateral foi muito criticado pela torcida. Depois, ficou dois meses afastado com uma fissura no pé direito.

Na temporada anterior, Douglas fez cinco jogos pelo Barcelona e apenas um como titular: na goleada por 4 a 0 contra o Huesca pela Copa do Rei.

No São Paulo, Douglas fez 131 jogos e seis gols entre 2012 e 2014, mas nunca conseguiu agradar aos torcedores. Era muito criticado e nem sempre titular.

Vale lembrar que os jornais espanhóis questionaram a contratação de Douglas em 2014. O valor da transação foi de 6 milhões de euros (hoje seria o equivalente a R$ 25 milhões), dos quais 60% ficaram com o São Paulo. E ele assinou por cinco anos.

O RANKING

Douglas lidera, Sandro é o segundo colocado, mas há outros nesse ranking.

O lateral Adriano é o terceiro colocado ao lado do zagueiro Marc Bartra. Ambos foram ignorados por Luis Enrique em cinco convocações para jogos.

Vermaelen ficou fora de três jogos e Piqué de dois, enquanto Mathieu, Alba, Sergi Roberto e Munir ficaram fora de apenas uma convocação.

Vale mencionar que o ranking do jornal “Sport” só considera exclusões técnicas, isto é, por opção do técnico, desconsiderando casos de lesão, contusão e suspensão.