Geral

Escolas rede estadual de ensino realizam Dia D contra o Aedes aegypti

17/03/2016
Escolas rede estadual de ensino realizam Dia D contra o Aedes aegypti
Estudantes estão prontos e dispostos para atuar, junto com outros setores da sociedade civil, no enfrentamento ao mosquito (Foto: Ascom/Seduc)

Estudantes estão prontos e dispostos para atuar, junto com outros setores da sociedade civil, no enfrentamento ao mosquito (Foto: Ascom/Seduc)

Integrados aos esforços do governo federal na promoção de ações de orientação à população para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, da febre Chikungunya e do vírus Zika, alunos, pais, professores e demais colaboradores de 173 escolas da rede estadual de educação realizam nesta sexta-feira (18) o Dia D contra o Aedes aegypti.

Na ocasião, as unidades, com o apoio das 13 Gerências Regionais de Educação (Gere) e da Superintendência de Rede da Secretaria de Estado da Educação (Sure/Seduc), promoverão palestras, exibição de vídeos, panfletagens, dentre outras ações, para sensibilizar e conscientizar a população sobre riscos deste vetor. As iniciativas nas escolas, segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, são importantes meios de mobilização social e, portanto, poderosas armas de combate ao mosquito.

Para a secretária executiva da Educação, Laura Souza, a iniciativa, além de agregar e fortalecer o combate à doença, faz com que os jovens contribuam para as suas comunidades. “Ações como essa estimulam o protagonismo juvenil e as escolas vêm trabalhando o tema do combate ao Aedes transversalmente ao currículo e também sob a óptica da responsabilidade social. Deste modo, as unidades de ensino estão prontas e dispostas a atuar, junto com outros setores da sociedade civil, no enfrentamento ao mosquito”, afirmou a secretária executiva.

Escolas – Em Maceió, uma das unidades que participarão da mobilização será a Escola Estadual Dr. Julio Auto, localizada no conjunto Joaquim Leão, no Vergel. Dentre as atividades está prevista uma caminhada com panfletagem pelas ruas do bairro a partir das 10h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a região é apontada como um dos principais focos da doença na capital, registrando 122 casos no primeiro trimestre de 2015.

Outra unidade empenhada na mobilização é a Escola Ozória Moura, de Rio Largo. Dentre outras ações, os estudantes da unidade de ensino criarão um blog trazendo dicas sobre como evitar a dengue, construirão armadilhas para mosquito e elaborarão uma história em quadrinhos sobre a temática.

Mais Educação – A mobilização também trará ações de apoio ao Programa Mais Educação (PME), implementado em mais de 50% das escolas da rede, com o desenvolvimento de atividades nas áreas de Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Direitos Humanos em Educação, Promoção da Saúde, entre outros.

“O Mais Educação é uma das mais importantes políticas de incentivo à educação integral. Neste momento, é importante mostrar como as ações do PME têm impacto não apenas no ambiente escolar, mas na vida de toda a comunidade”, destaca Laura Souza.