Geral

Curso vai formar técnicos em hemoterapia para atuar no Hemoal e Hemoar

18/03/2016
Curso vai formar técnicos em hemoterapia para atuar no Hemoal e Hemoar
Este é o segundo curso na área de hemoterapia realizado em Alagoas (Foto: Carla Cleto)

Este é o segundo curso na área de hemoterapia realizado em Alagoas (Foto: Carla Cleto)

Em dois anos, mais 58 servidores públicos estarão recebendo o título de técnicos em hemoterapia e, com isso, poderão atuar com maior eficiência nos serviços de hemoterapia dos Hemocentros de Alagoas (Hemoal) e Regional de Arapiraca, além das Agências Transfusionais dos Hospitais e Maternidades.

Para isso, nesta sexta-feira (18), a Escola Técnica de Saúde Professora Valéria Hora, vinculada à Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), iniciou o Curso Técnico de Hemoterapia, cuja aula inaugural ocorreu no auditório da entidade.

O curso deve ser concluído em 2018 e contará com duas aulas presenciais semanais, ministradas as sextas e sábados. Dividido em duas turmas, sendo uma em Maceió e outra em Arapiraca, ele contará com instrutores do Hemoal, nas áreas de Recursos Humanos, Medicina, Enfermagem, Biomedicina e Gestão Administrativa, segundo informou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, que destacou a importância de mais esta iniciativa para qualificar os profissionais que atuam na área de hemoterapia.

 

“Este é o segundo curso na área de hemoterapia realizado em Alagoas. Uma demanda que foi solicitada pela Hemorrede Pública e foi atendida. Por meio dele, esperamos aumentar a qualidade dos profissionais que atuam em nossas unidades, que após a conclusão, terão o título de técnicos em hemoterapia”, destacou a gerente do Hemoal, Verônica Guedes, que participou da aula inaugural da turma de Maceió.

Ainda de acordo com Verônica Guedes, o Curso Técnico de Hemoterapia será ministrado por meio da metodologia do aprendizado ativo, onde o aluno terá participação efetiva nos conteúdos ministrados. Além de aulas teóricas, haverá também aulas práticas, que deverão ocorrer no Hemoal, em Maceió, e no Hemoar, em Arapiraca.

Qualificação – Entre os profissionais que irão realizar o curso, está a técnica de enfermagem do Hemoal, Andréa Dantas, que destacou a importância da formação para a qualificação do trabalho desenvolvido por ela no Setor de Hemoterapia.

 

“Minha formação é técnica de enfermagem, mas a hemoterapia possui peculiaridades que, só através de um curso específico, poderei exercer com maior capacidade minhas funções”, salientou Andréa Dantas.