Geral

Canadá: morre Rob Ford, ex-prefeito de Toronto, aos 46 anos

23/03/2016
Canadá: morre Rob Ford, ex-prefeito de Toronto, aos 46 anos
Ex-prefeito Rob Ford morreu de câncer abdominal aos 46 anos nesta terça (Agência Efe)

Ex-prefeito Rob Ford morreu de câncer abdominal aos 46 anos nesta terça
(Agência Efe)

O ex-prefeito de Toronto Rob Ford morreu nesta terça-feira (22/03) aos 46 anos devido a um câncer, informou sua família. A carreira política de Ford foi marcada por escândalos devido a seu envolvimento com álcool e drogas.

Em comunicado da família, Ford foi qualificado como uma pessoa “dedicada ao povo” e que se comprometeu a “servir os cidadãos de Toronto”.

“Com tremendo pesar e profunda tristeza, a família Ford anuncia a morte de seu querido filho, irmão, marido e pai, Rob Ford, na manhã de hoje, aos 46 anos”, disse a família.

Em setembro do ano passado, Ford já havia anunciado em mensagem de áudio gravada em um leito no Hospital Mount Sinai, em Toronto, que abandonava a campanha de reeleição à prefeituraem 2014 devido a um raro tipo de câncer no abdômen que havia sido detectado há quase um ano. Apesar disso, ele acabou sendo eleito vereador nas eleições municipais daquele ano.

Casado e com dois filhos, Ford venceu a eleição para prefeito de Toronto em 2010, em uma campanha na qual atacou as elites da maior cidade do Canadá. Foi no começo de sua gestão como prefeito que começaram a surgir rumores sobre sua dependência química, mas o escândalo veio à tona apenas em 2013, quando o jornal The Toronto Star e o site Gawker revelaram a existência de um vídeo no qual ele aparecia fumando crack, um derivado da cocaína.

Durante meses, Ford negou o consumo de drogas e a existência do vídeo. Mas ele acabou admitindo após a polícia encontrar o narcotraficante que possuía o vídeo original.

A polícia, porém, não fez acusações formais contra Ford, que também não renunciou ao cargo. Somente após a divulgação de um segundo vídeo do político fumando crack, no começo de 2014, que ele tirou dois meses de licença para se internar em uma clínica de reabilitação.

Uma das últimas aparições públicas do ex-prefeito ocorreu durante as eleições gerais de outubro de 2015, quando o então primeiro-ministro canadense, o conservador Stephen Harper, realizou um comício com Rob Ford em uma tentativa de ganhar votos em Toronto.