Geral

Governo lança aplicativo contra focos do Aedes aegypti

26/02/2016
Governo lança aplicativo contra focos do Aedes aegypti
Aplicativo ‘Juntos pela Saúde’ e a utilização de drones serão lançados nesta segunda-feira (28) pelo Governo de Alagoas para auxiliar no combate a focos do aedes aegypti

Aplicativo ‘Juntos pela Saúde’ e a utilização de drones serão lançados nesta segunda-feira (28) pelo Governo de Alagoas para auxiliar no combate a focos do aedes aegypti

 

O governador Renan Filho e a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, promovem nesta segunda-feira (29), às 10h, o lançamento do aplicativo Juntos pela Saúde – tecnologia que permite ao cidadão denunciar os focos do mosquito Aedes aegypti. A solenidade ocorre na sede da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), localizada na Avenida da Paz, 978 – Jaraguá, em Maceió.

Desenvolvido por meio de uma cooperação técnica entre a Sesau e a empresa alagoana Rastru, o aplicativo estabelece um canal de comunicação entre o cidadão e a gestão pública. Assim, ao observar algum foco de mosquito, será possível, facilmente, e de forma anônima, enviar para os gestores públicos um registro (denúncia), inclusive adicionando fotos, vídeos, áudio e localização geográfica.

Do outro lado, as Secretarias Municipais de Saúde, ao receberem a denúncia que fica armazenada no banco de dados com acesso apenas para a gestão pública da saúde, vão encaminhar os agentes de endemias para averiguar o local e apurar o registro do cidadão. Dessa forma, poderão ser planejadas políticas públicas para combater o vetor que transmite a dengue, o zika vírus e a febre chikungunya.

 

Inovação

Conforme pontuou a secretária Rozangela Wyszomirska, a partir de agora há mais um meio de a população colaborar com a comprovação de evidências dos focos do mosquito. E isso pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer hora em que os cidadãos queiram atuar monitorando e colaborando para o maior alcance do bem-estar da comunidade.

“Essa tecnologia proporciona ao cidadão um canal para denúncia junto ao poder público, como também o Estado passa a fiscalizar se os municípios alagoanos estão realmente atuando onde há evidências de focos do Aedes aegypti”, ressaltou Wyszomirska. Assim, a proposta facilita a mobilização, o engajamento e o compromisso do poder público em responder às colaborações dos cidadãos.

 

Sistema

O download do aplicativo já está liberado de forma gratuita na loja virtual Play Store para o sistema operacional Android. Em breve, a tecnologia também poderá ser utilizada pelo sistema operacional iOS.

Um dos internautas a fazer o download do aplicativo foi Américo Sampaio. “Com esse aplicativo, ficará muito fácil localizar os focos das pragas que afligem nossa comunidade. Guerra ao nosso inimigo número um: Aedes aegypti”, afirmou Sampaio.

Já o também internauta Felipe de Andrade achou a iniciativa excelente: “O aplicativo é muito bem elaborado, tendo espaço para melhorar e acrescentar outras pragas que surgirem futuramente”.

Dessa forma, o aplicativo Juntos pela Saúde permite a colaboração efetiva entre cidadão e governo nas atividades de denúncias, monitoramento e troca de informações necessárias para a prevenção, resolução e combate aos problemas de saúde do Estado de Alagoas relativas ao Aedes aegypti.