Geral

Defensoria Pública de Alagoas inicia curso de capacitação para conselheiros tutelares

16/02/2016
Defensoria Pública de Alagoas inicia curso de capacitação para conselheiros tutelares
(Foto: Assessoria)

(Foto: Assessoria)

Teve início na manhã de hoje (16), o primeiro curso de formação e aperfeiçoamento para conselheiros tutelares ofertado pela Escola Superior da Defensoria Pública (Esdepal). O evento, que aconteceu no Centro Universitário Tiradentes (Unit), contou com a presença do Defensor Público Geral do Estado Daniel Alcoforado, do diretor da Esdepal Fabrício Souto, das defensoras públicas Bruna Cavalcante e Manuela Menezes, do Secretário de Estado de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, da Secretária Municipal de Assistência Social, Celiane Rocha e do coordenador geral do Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente Zumbi dos Palmares Cláudio Beirão.

 

Durante a solenidade o Defensor Público Geral do Estado Daniel Alcoforado, agradeceu o apoio dos órgãos que auxiliaram na organização do curso e destacou a importância da aproximação da Defensoria Pública com os conselhos tutelares.

 

  “Há muito tempo temos pensado em meios para que a Defensoria Pública e os órgãos de atenção à criança e ao adolescente pudessem se aproximar mais para garantir o fortalecimento das políticas de proteção e de cumprimento do Estatuto da Criança e Adolescente. Muito além de um treinamento, esse é um momento de aproximação. Precisamos conversar mais, saber quais dificuldades que vocês, conselheiros, enfrentam e que vocês possam conhecer melhor como funciona a Defensoria Pública. O Conselho Tutelar é o órgão estatal mais próximo daqueles que estão em maior vulnerabilidade: as crianças e adolescentes. Momentos como este são raros e sei que podemos extrair dele bons frutos”, disse.

 

A capacitação ofertará aos conselheiros uma série de palestras e oficinas sobre o trabalho do Conselheiro Tutelar, apresentados por defensores públicos e convidados especiais. Os temas trabalhados no curso vão desde os direitos humanos e fundamentais até as atribuições e desafios da atividade de conselheiro tutelar. As palestras serão ministradas por defensores públicos, membros do CEDECA, CEDCA, CONANDA, CMDCA, SEMAS e Ministério Público de Alagoas.

 

O curso realizado em Maceió é o primeiro de um ciclo de capacitações que serão ofertados pela Escola Superior da Defensoria Pública para os conselheiros tutelares do estado de Alagoas, na capital e no interior. A abertura do curso, na manhã de hoje, contou com a presença do advogado Pedro Montenegro, que ministrou a Oficina intitulada “Você tem sede de que? Você tem fome de que?”.