Geral

Governo de Alagoas apoia espetáculo que revive o nascimento de Jesus

15/12/2015
Governo de Alagoas apoia espetáculo que revive o nascimento de Jesus
Espetáculo vai reviver uma das histórias mais significativas da humanidade  (Foto: Divulgação)

Espetáculo vai reviver uma das histórias mais significativas da humanidade
(Foto: Divulgação)

A Cidade de Maria, no município de Craíbas, vai reviver uma das histórias mais significativas da humanidade: o nascimento de Jesus.  A peça A História do Nascimento de Jesus será encenada nos dias 25 e 26 de dezembro, com apoio do Governo de Alagoas. A entrada é gratuita, podendo levar 2 kg de alimentos não perecíveis, que serão doados para as comunidades acolhedoras de dependentes químicos vinculadas à Rede Acolhe.

A Rede Acolhe, ligada à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), é responsável pelas ações com as comunidades acolhedoras de dependentes químicos custeadas pelo Estado. Ao todo, 32 comunidades são assistidas em Alagoas. Desde que foi criada, em 2010, mais de 20 mil pessoas foram acolhidas.

Cidade de Maria: o maior teatro ao livre do mundo

 

A programação começa às 14h, com a apresentação de coral; às 15h, celebração da Santa Missa; às 17h, apresentação musical; e, às 18h30, encenação do espetáculo. O tema gira em torno da anunciação do nascimento de Jesus sob a perspectiva de Maria e José, mostrando o drama do casal em busca de abrigo e acolhida com a vinda do maior símbolo do Cristianismo.

A estrutura da Cidade de Maria está pronta para receber dois mil ônibus, cinco mil carros e dez mil motos. O espaço, considerado o maior complexo teatral ao ar livre do mundo, possui 300 mil m², 12 palcos elevados e capacidade para 20 mil pessoas. O espetáculo dura, em média, duas horas. Com direção e adaptação textual de Alberto do Carmo e produção-executiva de Marcos Cordeiro, a peça traz figurinos, cenários e iluminação de encher os olhos, e seu elenco é formado apenas por artistas alagoanos.

Ao todo, 230 pessoas formam o elenco, figuração e técnica, todos da região. “Dessa forma, cumprimos um dos objetivos do espetáculo que é contribuir com a capacitação da mão de obra artística do interior do país”, explicou o produtor-executivo, Marcos Cordeiro.

Turismo-cultural no interior

O espetáculo abre em Alagoas os caminhos para o turismo-cultural com conteúdo histórico-religioso na região Agreste. A exemplo do que acontece com a Paixão de Cristo. A ideia é criar uma rota migratória durante os festejos natalinos e proporcionar à comunidade um roteiro estadual de cultura. A História do Nascimento de Jesus terá cobertura completa da Rede Vida de Televisão.

Construída em 2006, a Cidade de Maria era um espaço utilizado para a recuperação de dependentes químicos. Com o tempo, muitas caravanas começaram a frequentar as apresentações, iniciadas em 2013, e o local ficou conhecido por ser uma área de penitência, oração e fé.

Acessibilidade

O espaço é totalmente adaptado com rampas, plataformas e outras formas de acesso para portadores de necessidades especiais. O piso do local para o público é 100% asfaltado, sem declives. Banheiros químicos masculinos, femininos e para deficientes serão postos em locais estratégicos.