Geral

Eurocopa da França será a mais muçulmana da história

16/11/2015
Eurocopa da França será a mais muçulmana da história
[Foto: Getty]

[Foto: Getty]

O futebol europeu tem cada vez mais sido composto por jogadores de diferentes nações e culturas, e uma prova disso é a próxima Eurocopa. Afinal, a competição a ser realizada na França em 2016, que contará com 24 seleções, será a mais muçulmana da história.

Até a última edição – que ocorreu na Ucrânia e Polônia em 2012 e tinha 16 times -, a Turquia foi a única seleção de um país na qual a maioria da população é muçulmana a disputar a fase final da Euro. De acordo com dados da CIA, 99,8% das pessoas na Turquia seguem a religião.

Em 2016, além dos turcos, a Eurocopa já tem a presença assegurada da Albânia, país no qual 56,7% da população é muçulmana. Os albaneses participarão de competição de primeira linha (Copa do Mundo ou Euro) pela primeira vez na história.

Além disso, a competição francesa poderá contar com a Bósnia, que disputa a repescagem contra a Irlanda. No duelo de ida, em casa, ficou no empate por 1 a 1. O jogo de volta ocorrerá nesta segunda-feira, às 17h35 (de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil e WatchESPN.

Ao todo, 40% da população bósnia é muçulmana (é a religão mais praticada no país)

O curioso é que a maior participação de seleções cuja população têm o islamismo como principal religião se dá em um período que os muçulmanos estão mais em evidência por conta da chegada de refugiados sírios e iraquianos rumo à Europa. A Turquia, por exemplo, é uma das principais portas de entrada do continente.