Geral

Etapa nacional das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural começa hoje (10)

10/11/2015
Etapa nacional das eleições do Conselho Nacional de Política Cultural começa hoje (10)
A dança e outras expressões artísticas serão discutidas nos Fóruns Nacionais Setoriais de Cultura (Foto Instituto Eu Mundaú)

A dança e outras expressões artísticas serão discutidas nos Fóruns Nacionais Setoriais de Cultura (Foto Instituto Eu Mundaú)

Após as etapas estaduais e a eleição dos delegados e delegadas que concorreram a uma vaga no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o Ministério da Cultura (MinC) realiza a próxima e última etapa. Agora é a vez dos Fóruns Nacionais Setoriais, que reunirão os eleitos em três encontros diferentes no mês de novembro.

O primeiro Fórum Nacional Setorial acontece no Rio de Janeiro, entre os dias 10 e 13 de novembro, e reunirá as linguagens artísticas: Arte Digital, Artes Visuais, Circo, Dança, Livro, Leitura e Literatura, Música e Teatro.

Nos Fóruns Nacionais, serão eleitos os membros dos colegiados setoriais (titulares e suplentes) e os representantes no Pleno do CNPC também serão debatidos os Planos Setoriais, as políticas culturais do MinC e os desafios para a gestão cultural nos próximos anos.

Entre os representantes de todo o país, 17 alagoanos foram selecionados para etapa nacional do processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), que visa propor a formulação de políticas públicas para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais.

Os eleitos estão representando os setores de Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Culturas Afro-brasileiras, Culturas Populares, Dança, Design, Literatura, Livro e Leitura, Moda, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

Estão concorrendo Jimmy Mendonça, José Antonio, Giselle Torres, Josefa Moraes, Tatiana Rocha, Rodrigo Petinatti, Wilton Cordeiro, Jurandir Bozo, José de Arimatéia, Yaçannã Rodrigues, Bruno Belo, Damiana Maria, Elaine Fonseca, Luiz Fernando, Mãe Miriam, Jefferson Lima e Ticiane Simões.

 

As eleições

O Ministério da Cultura, na perspectiva de ampliação dos canais de diálogo e aperfeiçoamento das instâncias de participação social, retomou o processo de renovação dos Colegiados Setoriais e representantes da sociedade civil das áreas técnico-artísticas e do Patrimônio Cultural no Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) para o período de 2015 a 2017, por meio dos Fóruns Nacionais Setoriais, que serão realizados de maneira descentralizada e presencial.

A atual proposta de processo eleitoral foi validada internamente no âmbito do Comitê de Integração de Políticas Culturais (CIPOC), que reúne os dirigentes do Sistema MinC, e com o Grupo de Trabalho (GT) da sociedade civil. O processo está dividido em três etapas fundamentais. A última etapa são os Fóruns Nacionais Setoriais.