Geral

Barco-escola já atendeu cerca de 10 mil pessoas

10/11/2015
Barco-escola já atendeu cerca de 10 mil pessoas

112233

O projeto Navegando Com o Meio Ambiente, conhecido também como Barco-escola do Instituto do Meio Ambiente (IMA), desde o início de 2015, já recebeu duas mil pessoas, de vinte municípios alagoanos. Desde que foi criado, no ano de 2009, passaram cerca de 10 mil participantes, entre estudantes de escolas e universidades da rede pública e privada, associações comunitárias e outros segmentos da sociedade.

A bordo de um catamarã, com capacidade para 60 pessoas, crianças, adultos e idosos participam das aulas sobre o Complexo Estuarino-Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM) e a Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita.

Os participantes que navegaram a bordo do barco-escola, desde o início das atividades, possuem entre 10 e 80 anos. No entanto, a maior parte do público atendido é composta por alunos do ensino médio de escolas da rede pública, estadual e municipais, com faixa etária que varia entre 13 a 19 anos.

Segundo Pedro Normande, Gerente de Educação Ambiental do IMA, o projeto continua contribuindo com a preservação do meio ambiente através da conscientização das pessoas. “Nosso objetivo está sendo atendido desde que começamos. Jovens e adultos têm saído das aulas com consciência sobre importância da biodiversidade existente no CELMM.”

Ainda de acordo com o gerente, só neste mês de novembro, onze grupos, entre alunos de escolas públicas e privadas, Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e participantes do Projeto Educação Solidárias da Grota do Rafael, serão atendidos pelo projeto. As aulas começaram nesta terça-feira (03) e seguem até o dia 30. A programação é atualizada mensalmente.

As aulas começam na base descentralizada do IMA, na Ilha de Santa Rita, em Marechal Deodoro, e prosseguem com o embarque no barco-escola. No catamarã, os grupos assistem às primeiras explicações sobre o CELMM, a APA e aprenderem sobre as características sociais, geográficas, a flora e a fauna da região.

Toda a atividade é acompanhada por técnicos de diferentes formações. A equipe multidisciplinar conta com biólogos, geógrafos, assistente social e pilotos capacitados, que atuam diretamente no desenvolvimento e realização do projeto. As atividades acontecem toda semana e podem ser agendadas com a técnica Juliana Costa, no número 99623-4585.