Geral

Avião pega fogo em aeroporto da Flórida e deixa vários feridos

30/10/2015
Avião pega fogo em aeroporto da Flórida e deixa vários feridos
(Foto: RFI)

(Foto: RFI)

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave, durante o incêndio em um avião que na pista de decolagem do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos). O acidente ocorreu nesta quinta-feira (29) por volta meio-dia no horário local (14h em Brasília). O tráfego aéreo foi suspenso uma parte do dia.

O incêndio aconteceu quando o Boeing 767 da empresa norte-americana Dynamic Airways, que deveria decolar rumo a Caracas, se preparava para decolar. “O motor de um avião está pegando fogo, (o aparelho) foi evacuado” e há “vários feridos”, informou logo após o acidente o gabinete do xerife do condado de Broward no Twitter. O voo 405 transportava 101 pessoas, entre passageiros em membros da tripulação.

De acordo com a companhia aérea, “durante a manobra, a tripulação constatou um problema no motor e seguiu os procedimentos de emergência, desligou o motor e esvaziou o avião para garantir a segurança de todos a bordo”. Segundo o canal de televisão local WPBF, o piloto notou um vazamento de combustível antes de o avião pegar fogo. Os passageiros deixaram a aeronave pelos tobogãs de emergência.

Um pouco mais tarde, o porta-voz do gabinete do xerife local, Mike Jachles, disse à emissora local WSVN 7 News, que “três pessoas foram levadas para hospitais da região” e que “havia sete feridos no total”. No entanto, de acordo com informações divulgadas durante a tarde pelas autoridades do condado de Broward em uma coletiva de imprensa, pelo menos quinze pessoas foram transportadas para o Broward Health Medical Center, uma delas gravemente ferida com queimaduras.

Tráfego aéreo suspenso

Pouco depois das 16h (horário de Brasília), o órgão que regula o setor de Aviação Civil nos EUA, a FAA (sigla em inglês), informou que o tráfego aéreo havia sido “suspenso”, mas as atividades foram retomadas poucas horas depois. Com um fluxo de 26 milhões de passageiros por ano, o aeroporto de Fort Lauderdale atende cerca de 40 destinos internacionais, inclusive o Brasil, com voos diretos da companhia aérea Azul, além de cerca de 60 domésticos.

A Dynamic International Airways começou a cobrir, recentemente, o trajeto entre Fort Lauderdale e o aeroporto internacional Simón Bolívar, em Caracas. “Ainda estamos esperando para saber a gravidade das lesões e o que aconteceu exatamente. Mas parece que a reação rápida realmente fez uma grande diferença”, disse à CNN Debbie Wasserman, representante no Congresso americano pelo distrito que inclui Fort Lauderdale.

Em vídeos que circulam na Internet, é possível ver uma densa fumaça negra escapar do avião. Outras imagens mostraram um motor danificado em uma das asas do aparelho.