Cidades

Artistas alagoanos finalizam telas do Projeto Velas Artes em Maceió

30/09/2015
Artistas alagoanos finalizam telas do Projeto Velas Artes em Maceió
Projeto Velas Artes Fotos:Marco Antônio/Secom Maceió

Projeto Velas Artes
Fotos:Marco Antônio/Secom Maceió

Cores, tons e texturas da cultura alagoana recebem os últimos retoques nesta quarta-feira (30), quando renomados artistas alagoanos pintam suas telas em formato de vela de jangada. No próximo domingo, elas invadirão o mar de Ponta Verde e Pajuçara. Trata-se do Projeto Velas Artes, uma realização da Prefeitura de Maceió,  por meio da Secretaria Municipal de Promoção do Turismo (Semptur) com o Sebrae/AL e parceiros.

A mostra faz parte das comemorações do Bicentenário da cidade de Maceió. O desfile pelas águas vai acontecer no próximo domingo (4) às 10h e, novamente no dia 5 de dezembro, data em que se comemora o aniversário de 200 anos da capital. Elementos da cultura popular, da música, história e tradições estão ganhando forma nas pinturas que se transformarão em uma galeria flutuante.

A secretária adjunta da Semptur, Janyne Barbosa, acompanhou os trabalhos no ateliê montado no Armazém Uzina, no Jaraguá, desde o último dia 28. “O projeto une três elementos muito importantes, que são a valorização do artista local, a cultura retratada nas velas e a celebração dos 200 anos de Maceió. Essa tríade transforma as velas das piscinas naturais da enseada de Pajuçara em verdadeiras obras de arte para embelezar ainda mais a nossa orla para a temporada turística”, explica.

A iniciativa será um presente para a cidade, nativos, turistas e em especial, para os integrantes da Associação dos Jangadeiros de Maceió. De acordo com Janyne, os jangadeiros foram receptivos e disseram sentir-se honrados por receber o trabalho dos artistas embelezando suas jangadas.

Janyne também relatou que o projeto foi idealizado há 20 anos por Gustavo Leite, em parceria com o Sebrae, e aconteceu nos anos de 1994 e 1995. “Esse resgate só foi possível graças aos parceiros. O Sebrae, que foi fundamental, e também a Casa das Tintas e Miracor, que forneceram os materiais que os artistas estão utilizando, além do Armazém Uzina, que cedeu o espaço para integrar os artistas e criar esse ambiente criativo. Sem os parceiros, nada disso seria possível”.

A curadora do Projeto é Mirna Porto, arquiteta e servidora da Secretaria Municipal de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semtabes). “A atmosfera no Armazém é diferente”, conta Mirna Porto, curadora do projeto. “O artista plástico, de modo geral, é um artista solitário. Imagine trabalhar num ateliê conjunto, onde podem trocar experiências, tintas e pincéis! No fundo, todos são ligados por um elo além da arte: a amizade com Gustavo Leitte e a participação nas duas edições”.

Segundo Mirna, a escolha dos participantes foi criteriosa. São 14 desbravadores da cultura e cada um contribuiu com o desenvolvimento cultural do município: Alex Barbosa, Ana Maia, Bárbara Lessa, Beto Normande, Dalton Costa, Eduardo Xavier, Juarez Orestes, Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Paulo Caldas, Rogério Sarmento, Salles Tenório, Suel Damasceno e Tânia Pedrosa. Um dos artistas convidados, o multiartista Beto Leão, precisou se ausentar por problemas de saúde, mas será representado por uma tela pintada coletivamente pelos demais artistas participantes.

O artista Juarez Orestes conta que a história retratada na sua tela começa na Ponta Grosa, remetendo às festividades no espaço marcado pelos memoráveis carnavais de rua. “O nome da minha tela é ‘Morena no Carnaval da Praça Moleque Namorador’. A Praça é inesquecível. Participei de muitos carnavais lá e resolvi homenageá-la na minha vela”, relata Juarez, que completou: “Velas Artes é um projeto que aglutina muitos artistas e, juntos, estamos trabalhando para embelezar a Pajuçara e comemorar os 200 anos”.

Estreante no Projeto e o mais novo no grupo, Suel Damasceno, também trabalhava nos últimos traços. Sua vela vai levar ao mar e ao público uma pintura de cores vivas que retrata o artista Hermeto Pascoal tocando uma concha do mar. “Nem todo mundo tem acesso a galerias de arte, mas a vela estará na praia para todo mundo ver. Eu quis homenagear um alagoano, de Lagoa da Canoa, mas que sempre participa de eventos comemorativos em Maceió. Fiz Hermeto Pascoal tocando uma concha. Como ele é multinstrumentista que toca até com chaleira, então, porque não tocar uma concha? Que também tem relação com o mar e com as belezas naturais daqui?”.

“Velas para Frente”

Mirna explicou que, além da praia, as pinturas serão levadas a outros pontos e seguirá um calendário itinerante para expor as velas a diversos pontos da cidade. “A galeria flutuante é uma parte de todo esse trabalho, é o apogeu, mas essas telas vão passear muito. A Prefeitura poderá colocar essas velas em vários espaços públicos. Enfim: velas para frente!”, brincou a curadora.

Janyne finalizou explicando que a programação inicia na noite do próximo sábado (03), com exposição e Vernissage na orla de Pajuçara. No dia 04, a partir das 10h, as jangadas navegarão por três horas entre o Alagoinhas, na Ponta Verde e a Praia da Pajuçara.