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Algás completa 22 anos e conquista mais de 64 mil clientes contratados

02/09/2015
Algás completa 22 anos e conquista mais de 64 mil clientes contratados
Hoje, a Algás possui mais de 63 mil residências contratadas; atende 28 clientes industriais; abastece 31 postos de combustíveis e fornece gás natural para 525 estabelecimentos comerciais  (Foto: Ascom/Algás)

Hoje, a Algás possui mais de 63 mil residências contratadas; atende 28 clientes industriais; abastece 31 postos de combustíveis e fornece gás natural para 525 estabelecimentos comerciais
(Foto: Ascom/Algás)

 

A distribuidora de gás natural canalizado de Alagoas, a Algás, completa 22 anos de existência na próxima quarta-feira (02). Em ritmo acelerado, a Companhia vem atuando e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do estado. Pronta para atender mais de 64 mil clientes, distribuídos entre os seus quatro segmentos de atuação, a Algás tem como propósito principal para os próximos anos potencializar a interiorização do gás natural em Alagoas e intensificar seu uso na geração e cogeração de energia.

 

“O Brasil e o Nordeste passam por um atual realinhamento da sua matriz energética. O sistema hidroelétrico está esgotado, então é normal ocorrer uma busca por outras fontes de energia. Nesse sentido, o gás natural aparece como um substituto imediato e viável. Compreendo o desenvolvimento de um país ou estado baseado nos seus recursos energéticos, percebo o gás como um vetor estratégico para o crescimento de Alagoas”, pontuou o diretor-presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti, sobre o papel da distribuidora no estado.

 

Hoje, a Algás possui mais de 63 mil residências contratadas; atende 28 clientes industriais; abastece 31 postos de combustíveis e fornece gás natural para 525 estabelecimentos comerciais, visando sempre atender as necessidades dos clientes por meio dos benefícios do produto.

 

“A população vem procurando fontes de energia que ofereçam segurança, desenvolvimento sustentável, eficiência energética e comodidade. Nesse aspecto, o gás natural canalizado vem ganhando destaque tanto no setor industrial, que é o nosso maior consumidor, quanto nos segmentos residencial, comercial e veicular. Esse combustível aparece como uma escolha viável”, afirmou o gerente comercial da Algás, Fabio Sousa.

 

Interiorização do gás natural

 

Ao longo desses anos, a Companhia tem expandido sua rede de abastecimento. Na capital, o gás natural já se encontra em quase todos os bairros como Ponta Verde, Pajuçara, Jatiúca, Poço, Mangabeiras, Cruz das Almas, Centro, Farol, Gruta, Serraria e Benedito Bentes. Outras cidades do interior como Arapiraca, Pilar, Rio Largo, Penedo, São Miguel dos Campos e Palmeira dos Índios recebem o gás natural veicular (GNV).

 

Sobre os seus novos planos, a Algás pretende ampliar a rede de abastecimento de gás para outros municípios alagoanos por meio de tubulações, a fim de promover o crescimento econômico. O seu mais novo projeto, em andamento, é a construção do gasoduto Penedo-Arapiraca.

 

Segundo a Companhia, o processo de interiorização do gás natural é um dos projetos que deve impulsionar o desenvolvimento no interior.  Na prática, isso significa um atrativo estratégico para a instalação de novas indústrias nessas regiões, é o que aponta o diretor presidente da Algás, Arnóbio Cavalcanti,.

 

“A canalização do gás natural vai de encontro com a política do governador Renan Filho de levar desenvolvimento para o interior. Outro ponto que devemos destacar, diz respeito à mudança de perfil no consumo de gás natural nas indústrias. Queremos que ele seja aproveitado não só para a queima, mas também para a climatização, geração e cogeração de energia”, complementa Cavalcanti sobre os novos desafios da Distribuidora.

 

Para Jeanine Pires, secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas, a ALGÁS deve impulsionar o crescimento econômico dessa região que será atendida pelo novo gasoduto. “As indústrias buscam energia, a distribuidora de gás natural canalizado é um dos vetores mais importantes para fortalecer o crescimento do interior”, afirma.

 

Economia mista

 

A empresa é uma sociedade de economia mista que tem como acionistas o Governo de Alagoas, a Gaspetro (empresa subsidiária da Petrobras) e a Mitsui Gás e Energia do Brasil. Começou sua trajetória com a operação de seis clientes industriais e, após quatro anos, ingressou no setor veicular. Em 2001, foi a primeira distribuidora a fornecer gás natural para residências fora do eixo Rio-São Paulo e atualmente possui o melhor índice de qualidade de atendimento ao cliente no setor de gás natural do Brasil, diz pesquisa realizada pela Petrobras.

 

Como reconhecimento do seu compromisso, a distribuidora traz no histórico algumas premiações importantes na área. Entre elas, se destacam o Troféu prata no Prêmio Estadual da Qualidade por duas vezes consecutivas, o Troféu ouro no Prêmio Estadual de Qualidade, três vezes vencedor no Prêmio TOP Gás Petrobras, recebeu o Prêmio Sesi de Qualidade de Trabalho por duas vezes e campeão no Premio Gestão CDL Petrobras.

 

 

Selo social

 

E, quando o assunto é responsabilidade social, a Algás é conhecida pelo trabalho desenvolvido com algumas ações e instituições sociais como Creche Escola Estrela de Jesus, Junior Achievement, Ideário, Instituto Marina Tavares e Rede Feminina de Combate ao Câncer.

 

Além disso, pensando em contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o selo social criado pela Algás, ‘Adotei o natural, abracei o social’, foi um dos caminhos encontrados pela distribuidora para incentivar outras empresas a conhecer o trabalho das entidades sociais e, com isso, estimulá-las a apoiar e desenvolver ações de responsabilidade social.