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Encontro reúne experiências de incubadoras culturais

12/07/2015
Encontro reúne experiências de incubadoras culturais

incubadorasCom foco no tema da sustentabilidade, será realizado, de 14 a 17 de julho, em Brasília, o 2º Encontro da Rede Incubadoras Brasil Criativo. O evento, que terá lugar em uma das incubadoras da rede, a BsB Criativa, contará com palestras, apresentação de casos de sucesso, rodas de negócio e debates sobre empreendedorismo e inovação. O encontro é realizado pelo Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria de Políticas Culturais (SPC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), a Secretaria de Cultura do Distrito Federal e o Sebrae-DF.
Coordenado pela SPC/MinC, o Programa Incubadoras Brasil Criativo tem o objetivo de fortalecer a Economia da Cultura a partir das vocações de cada território, por meio da promoção e do fomento ao empreendedorismo e à inovação. O programa conta com investimento de R$ 21 milhões e tem como princípios norteadores a diversidade cultural e inclusão social.
O suporte às incubadoras funciona basicamente por meio de convênios do MinC com as secretarias estaduais de Cultura, às quais a maioria das incubadoras está ligada. A iniciativa permite que empreendimentos culturais e criativos, com foco nas micro e pequenas iniciativas, recebam consultorias, assessorias e capacitações em temas como modelos de negócios, gestão, comunicação e marketing, direito autoral e elaboração de projetos.
A Rede está presente no Distrito Federal e em 13 estados: Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul. Por meio das Incubadoras, já foram realizados mais de 30 mil atendimentos a agentes criativos.
“As incubadoras são espaços de convívio e interação, que conjugam a oferta de serviços de apoio técnico ao empreendedor cultural, com a redução dos custos de colaboração entre os diversos agentes do ecossistema criativo de cada território” afirma a diretora de Gestão, Empreendedorismo e Inovação da SPC, Georgia Nicolau.

Programação

A programação trará debates sobre estratégias de sustentabilidade e economia da cultura. Destaque para o encontro dos representantes de incubadoras com diversas instituições de fomento ao empreendedorismo e inovação, como o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Sebrae, Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).
A programação também inclui no dia da abertura, das 9h30 às 12h, um painel com a participação de Marcos Oliveira, coordenador do Porto Digital, de Recife; Leandro Valiati, coordenador do Observatório da Economia Criativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e Marcos Ferreira, sócio da Mob Content, empresa multimídia apoiada pela Incubadora Rio Criativo, que propõe novas soluções de conteúdo em termos de produção e distribuição de audiovisual.
Audiovisual, artesanato, moda, software e games, música, literatura, teatro e dança são alguns dos segmentos que fazem parte da chamada economia da cultura. Esse é um grupo de atividades que cada vez mais exerce um peso no mercado, com geração de renda e emprego para milhões de pessoas. Segundo a edição 2014 do Mapeamento da Indústria Criativa, realizado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), há mais de 250 mil empresas no ramo, que geram uma receita em torno de R$ 126 bilhões por ano, o equivalente a 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.