Geral

Alagoas participa de competição paralímpica da Caixa, em São Paulo

06/07/2015
Alagoas participa de competição paralímpica da Caixa, em São Paulo
Para a secretária de Esporte, Cláudia Petuba, o esporte é um dos instrumentos de inclusão social mais eficiente (Foto: Divulgação)

Para a secretária de Esporte, Cláudia Petuba, o esporte é um dos instrumentos de inclusão social mais eficiente (Foto: Divulgação)

Alagoas vai disputar neste final de semana (04 e 05) a primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa de natação e atletismo paralímpico, em São Paulo.
Na capital paulista, o estado será representados por atletas da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (ADEFAL), Sônia Gouveia (lançamento de disco), corredor José Talvanes (100m, 200m e 400m), treinados por Jesualdo dos Santos Oliveira, além dos nadadores Nataniel Malta e André Luiz Calado, que têm como treinador Diego Calado.
Além da equipe da ADEFAL, Alagoas terá o atleta João Tenório de Araújo, da Associação Pestalozzi de Maceió, que compete no lançamento de disco, na categoria F56, treinado por Karina Kristian Gonçalves.
Uma das grandes expectativas de Alagoas está na participação do corredor José Talvanes. “Viajamos com uma delegação muito forte da ADEFAL e Pestalozzi, temos a possibilidade, por exemplo, de vermos o Talvanes quebrar o próprio recorde brasileiro nos 400m. O Circuito da Caixa tem nível muito alto de competidores e nós estamos preparados”, destacou o técnico Diego Calado.
Para ter viabilizada a disputa na competição nacional, a delegação alagoana contou com o apoio da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude. “O esporte é um dos instrumentos de inclusão social mais eficiente, para quem possui deficiências, ampliam-se os horizontes das pessoas mais vulneráveis à exclusão e mostra que o esporte é uma das formas de integrá-la na sociedade e de mostrar a grande capacidade das pessoas com deficiência, que com dedicação se tornam ídolos e referências para toda a sociedade”, declarou a secretária Cláudia Petuba.