Geral

Sesau atende 54 pessoas durante Mutirão para Triagem de Cirurgia Ortopédica em Santana do Ipanema

27/06/2015
Sesau atende 54 pessoas durante Mutirão para Triagem de Cirurgia Ortopédica em Santana do Ipanema
José Francico Feitoza foi atendido durante o Mutirão para Triagem de Cirurgia Ortopédica  (foto: Olival Santos)

José Francico Feitoza foi atendido durante o Mutirão para Triagem de Cirurgia Ortopédica
(foto: Olival Santos)

 

    Santana do Ipanema
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde de 21 cidades da IX e X Regiões de Saúde, realizou nesta sexta-feira (26), mais um mutirão para atender a demanda reprimida de usuários do SUS que necessitam de tratamento ortopédico. A ação, que atendeu 54 pessoas, foi desenvolvida no Hospital Clodolfo Rodrigues, em Santana do Ipanema, atendendo a uma determinação do governador Renan Filho, que elegeu a saúde pública como uma das suas prioridades.
Do total de pacientes triados, 43 têm indicação para cirurgia ortopédica e, desse total, três procedimentos já foram agendados. Os demais pacientes necessitarão de reabilitação e tratamento medicamentoso, segundo informou o diretor de Assistência Hospitalar e de Urgência da Sesau, Rogério Barboza, que durante a ação representou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska.
Desde março último a Sesau vem realizando mutirões ortopédicos, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes, conforme ressaltou o diretor estadual de Assistência Hospitalar e de Urgência, Rogério Barboza. “Durante o mutirão identificamos os pacientes que precisam se submeter a procedimentos cirúrgicos, tratamento medicamentoso ou reabilitação”, explicou o médico.

    Beneficiados

Há um ano o mestre de obras José Francisco Feitosa Filho, 62 anos, residente em Pão de Açúcar, vem sofrendo com fortes dores nos joelhos. Com o tempo elas foram ficando mais fortes e passaram a afetar o joelho esquerdo. Com dificuldade para se locomover, Feitosa foi selecionado para o mutirão de triagem. “Estou confiante que vou conseguir fazer a cirurgia, para aliviar essas dores e voltar a ter uma vida normal”, disse esperançoso durante a ação.
O mutirão também foi a saída encontrada pela agricultora Joelma Pereira, 39 anos, que há oito dias sofreu um acidente de motocicleta. Com a perna imobilizada e sentindo dores, estava ansiosa para passar pela triagem. “Este mutirão chegou no momento certo, porque tem muitas pessoas esperando como eu, para passar por uma cirurgia”, frisou a moradora de Água Branca.
Com indicação de cirurgia há algum tempo, em decorrência de uma deformação nos dois pés, Kauane Pereira, 9 anos, conseguiu ser atendida durante o mutirão. A mãe Lucileide Pereira, de Pão de Açúcar, disse que a filha não passou pelo procedimento cirúrgico, porque apresentou um problema de saúde o ano passado, mas estava confiante que dessa vez a criança irá se submeter à cirurgia. “Tenho fé eu tudo dará certo. Essa iniciativa foi realizada porque, com certeza, Deus iluminou a cabeça dos nossos governantes”, salientou Lucileide Pereira.
Durante o mutirão desta sexta-feira (26) foram beneficiados os moradores dos municípios de Canapi, Carneiros, Dois Riachos, Maravilha, Monteirópolis, Olho D’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira (IX Região de Saúde); Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas (X Região de Saúde).

    Histórico

O primeiro mutirão ortopédico foi realizado no Hospital Geral do Estado (HGE), onde foram atendidos 56 pacientes. Desse total, 36 passaram pelo procedimento cirúrgico no próprio HGE e 20 foram operados no Hospital do Açúcar.
No dia 12 deste mês mais um mutirão ocorreu, dessa vez em Arapiraca, onde há um grande número de pacientes, principalmente vítimas de acidentes de trânsito, envolvendo motocicletas. Durante a ação compareceram 92 pessoas, sendo que 44 receberam indicação para cirurgia e dez já se submeteram ao procedimento.
Em julho, o município de Palmeira dos Índios irá sediar o mutirão, que irá beneficiar os pacientes da VIII e IV Regiões de Saúde. Além de Palmeira dos Índios, a VIII Região é formada pelos municípios de Belém, Cacimbinhas, Estrela de Alagoas, Igaci, Maribondo, Minador do Negrão e Tanque D’Arca. Já Atalaia, Cajueiro, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Paulo Jacinto, Pindoba, Quebrangulo e Viçosa foram a IV Região de Saúde.