Geral

Secretário conclama união de forças para mudar realidade educacional brasileira

08/06/2015
Secretário conclama união de forças para mudar realidade educacional brasileira
"Dificuldade de acesso à educação não é só um problema social, mas também econômico", disse o secretário de Educação, Luciano Barbosa  (Foto: Ana Paula Lins)

“Dificuldade de acesso à educação não é só um problema social, mas também econômico”, disse o secretário de Educação, Luciano Barbosa
(Foto: Ana Paula Lins)

    “Não podemos pensar a educação sem que haja a inclusão esmagadora da população brasileira neste processo. A dificuldade de acesso à educação não é só um problema social, mas também econômico, trazendo graves consequências para o país”. Com esta reflexão, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa,iniciou seu discurso na solenidade de abertura do Fórum dos Conselhos Estaduais de Educação na noite deste domingo, dia 7, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.
Na ocasião, Barbosa lembrou ainda que os estados e municípios estão mobilizados para a construção de seus planos de educação. “Precisamos converger esforços e fazer um grande mutirão pela educação. Este fórum nos trará uma discussão riquíssima, pois aqui serão discutidas as políticas públicas e quais os  investimentos prioritários na área”, observou.

    Debate

Representantes de 22 conselhos de educação estão em Maceió até terça-feira, dia 9, discutirão diversas temáticas relativas à educação, a exemplo do regime de colaboração entre os entes federativos, combate à homofobia no meio escolar e planos estaduais e municipais de educação. No último dia, haverá uma plenária para elaboração e aprovação de uma carta de intenções do fórum.
“Serão três dias de uma discussão riquíssima onde uniremos esforços para a legitimação das demandas da população acerca da educação”, destacou o presidente do Conselho Estadual de Educação, Jairo Campos.
A presidente do Fórum Nacional de Conselhos, Suely Menezes, apontou a discussão do Custo Aluno/Qualidade (CAQ) como uma das mais importantes do evento. “A partir desta definição, teremos subsídios para construir planos de educação mais objetivos e melhor direcionados”, resumiu.
O Fórum terá continuidade nesta segunda-feira, dia 8, com diversas exposições, entre elas, uma mesa redonda sobre os desafios na busca por uma educação de qualidade em Alagoas.