Geral

Desenvolve e Algás estabelecem agenda de trabalho para desenvolvimento regional

23/06/2015
Desenvolve e Algás estabelecem agenda de trabalho para desenvolvimento regional

DesenvolveAlavancar empreendimentos de Alagoas com o uso mais abrangente do gás natural através de uma linha de crédito própria. Esta é a meta da parceria entre a Desenvolve/AL – Agência de Fomento de Alagoas – e a Algás – Companhia de Gás Natural de Alagoas – que, na manhã desta segunda-feira, 22, realizou a primeira reunião de uma agenda de trabalho que intensificará seus negócios conjuntamente para potencializar a utilização dos recursos natural e financeiro que o Estado tem a oferecer.
A proposta, de acordo com o diretor-presidente da Desenvolve, Antonio Pinaud, é formatar vários produtos, resultantes do trabalho em parceria entre as equipes das empresas de economia mista do Estado.
O foco será na utilização mais ampla pelos micro, pequenos e médios empreendedores de gás natural e a facilitação do acesso de uma linha de crédito criada especificamente com esta finalidade pela Agência de Fomento.
“O gás natural é um recurso que necessita ser melhor aproveitado pelos prestadores de serviço, comércio e indústria alagoanos. Isso com a facilidade de um financiamento exclusivo, cujas taxas e modalidade de pagamento são diferenciados, é a sinergia perfeita para desenvolver a economia regional”, destacou Pinaud.
A ideia é desenvolver projetos com vistas à cadeia alimentar, de turismo, transporte, entre outras, que possam diminuir seus custos pela geração de energia a partir do gás natural.
Segundo Arnóbio Cavalcanti, diretor-presidente da Algás, a etapa inicial da agenda de trabalho é fazer um mapeamento das soluções a gás que podem e deverão ser disponibilizadas para os empreendedores locais, seguida pela etapa de criação e apresentação pelas entidades envolvidas e governo do Estado de um programa de atendimento à inovação resultado da parceria entre a Desenvolve e a Algás.
“Nesta iniciativa, o que se destaca é o desenvolvimento dos pequenos negócios do Estado através da integração energética”, frisou Cavalcanti.
A linha de financiamento a ser criada pela Desenvolve com foco na utilização de gás atenderá a uma gama de clientes que variam desde comércios, passando por indústrias até automóveis, sempre com base na geração de emprego e renda.
Em tempo, vale destacar as vantagens do gás natural, como o excelente custo benefício, fornecimento contínuo, preservação do meio ambiente já que reduz a emissão de poluentes e sua versatilidade, pois oferece inúmeras aplicações.
O diretor técnico da Algás, Flávio Barros, defendeu a necessidade de elevarmos a utilização do gás natural aos níveis apresentados até oito anos atrás, quando a matriz energética viveu um excelente momento.
“A formatação e concretização dessa proposta aos empreendedores alagoanos irá favorecer a retomada do crescimento do gás, proporcionando nova e mais econômica modalidade de negócios ao comércio e indústria locais, além de terem à disposição o plano de negócios e a orientação da Agência de Fomento de Alagoas”, completou Barros.
Antonio Pinaud conclui dizendo que “esta sinergia entre os setores é fundamental para fomentar a atividade econômica estadual. A parceria ajuda a agregar conhecimento e experiência, afinal de contas, o atual governo, apresentou suas diretrizes e apontou o caminho para onde quer levar o desenvolvimento deste Estado”, comentou o diretor-presidente da Desenvolve.
A próxima reunião da agenda de trabalho está marcada para o dia 2 de julho, quando os membros das duas entidades apresentaram suas primeiras perspectivas para o desenvolvimento do plano, criação de uma campanha de marketing e previsibilidade para o lançamento oficial dos produtos.