Geral

Serviços de saúde são disponibilizados para a população do Agreste

30/05/2015
Serviços de saúde são disponibilizados para a população do Agreste
Um estande foi montado para aferição da pressão arterial e teste de glicemia, testes rápidos de DST/Aids e sífilis. A população também está sendo orientada sobre os cuidados para evitar a dengue (Foto: Olival Santos)

Um estande foi montado para aferição da pressão arterial e teste de glicemia, testes rápidos de DST/Aids e sífilis. A população também está sendo orientada sobre os cuidados para evitar a dengue (Foto: Olival Santos)

Ações de saúde estão sendo reforçadas no Agreste alagoano nesta sexta-feira (29) e sábado (30, beneficiando a população de diversos municípios da região durante o Governo Presente. Nessa primeira edição, que está sendo realizada em Arapiraca, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza diversos serviços para a comunidade, como orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. A secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, acompanhada de sua equipe técnica, acompanhou o evento e percorreu os locais onde os serviços estão sendo disponibilizados.
Um estande foi montado para aferição da pressão arterial e teste de glicemia. Também durante a ação, técnicos da Sesau estão orientando a população sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar o aumento da pressão arterial e o diabetes.
Já na Praça Ceci Cunha e no Memorial da Mulher, mais ações estão sendo disponibilizadas para a população, em uma parceria com a Secretaria de Saúde de Arapiraca. Além de informações sobre o exame de mamografia, estão sendo ofertados testes rápidos de DST/Aids e sífilis e a população pode conferir uma exposição que mostra as larvas do mosquito Aedes aegypti, cobras e outros insetos. No local também está disponível aos usuários um estande com orientações sobre os cuidados que devem ser adotados para evitar acidentes de trânsito, principalmente de motocicletas.
“Essa é a primeira edição do Governo Presente, uma iniciativa do governador Renan Filho para descentralizar as ações de saúde até o interior do Estado, facilitando o acesso da população. A exemplo da Sesau, todos os órgãos estão aqui trazendo suas ações e contribuindo para que as pessoas tenham acesso e se beneficiem. Esse é um projeto muito importante, porque a nossa meta é cada vez levar ações de saúde para junto do povo, regionalizando os serviços, como está proposto em nosso programa de trabalho”, disse Rozangela Wyszomirska.
Quem foi aos estandes onde os serviços da Sesau estão sendo disponibilizados, destacou a ação realizada pelo Governo do Estado em Arapiraca. A servidora pública aposentada Alzira Pinto, era só elogios para o governo. Segundo ela, o evento facilita a vida de muitas pessoas da região, que muitas vezes encontram dificuldade quando procuram algum serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). “Estou satisfeita com o trabalho que o Governo do Estado está fazendo pela população de Arapiraca e região, porque está facilitando a vida dos mais carentes”, afirmou.
“A população precisa ter acesso a esses serviços, principalmente na área de saúde. Por isso, o Governo do Estado está de parabéns, por trazer essas ações para os moradores de Arapiraca e municípios vizinhos”, disse Tony Wesley, que procurou um dos estandes da Sesau para aferir a pressão arterial e se informar sobre o que é necessário fazer para evitar a dengue.