Geral

Secretário de Planejamento comenta a situação do servidor público em Alagoas

28/05/2015
Secretário de Planejamento comenta a situação do servidor público em Alagoas
Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira (Foto: Adaílson Calheiros)

Secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira (Foto: Adaílson Calheiros)

Diante de um cenário de crise nacional, o governo do estado tem trabalhado cada vez mais para evitar o reflexo em Alagoas e, principalmente, no salário do servidor público. Em entrevista a rádio local Jovem Pan, o secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Christian Teixeira, disse que o governo tem buscado formas para conseguir uma “saúde financeira”.
“A gente tem diminuído os cargos comissionados em 30%, repactuamos todos os contratos que o estado tinha, renegociamos o duodécimo para fazer com que o estado entre no trilho e que ele possa ter uma saúde financeira dentro da sua realidade.”, explica Teixeira.
Quando questionado sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, o secretário disse que governo tem que ser muito cuidadoso na hora de conceder a melhoria salarial já que, quando o governo foi assumido, o estado já estava com a Lei de Responsabilidade Fiscal extrapolada. “Junto com a Secretaria da Fazenda, nós temos nos reunido quase todos os dias para achar a solução. Porém, essa solução tem que ser encontrada com responsabilidade onde o governo possa conceder a melhora salarial dos servidores e comprometer as finanças do estado. E, com isso, o estado tenha condições de pagar lá na frente.”, justificou o secretário.
Outro problema que acompanha o estado, segundo o secretário, é uma decisão judicial oriunda de uma consultoria imposta pelo Ministério Público que foi concedida no ano de 2014, onde impede que o estado conceda qualquer tipo de aumento ao servidor enquanto ele consiga se adequar a lei de responsabilidade fiscal.
Mas, diante de tanto problema o secretário de Planejamento, Christian Teixeira, disse que o governo está engajado na situação dos servidores. “Os servidores públicos podem ficar muito esperançosos porque existe boa vontade do governador do estado, Renan Filho, e toda a sua equipe. Estamos trabalhando e muito todos os dias para que o servidor público fique satisfeito e tenha orgulho de ser servidor público do estado de Alagoas.”, finaliza.