Geral

Governador assegura apoio a plano que facilita acesso à Defensoria Pública

20/03/2015
Governador assegura apoio a plano que facilita acesso à Defensoria Pública
Defensores apresentaram importância e necessidade de ampliação dos serviços da Defensoria. (Foto: Márcio Ferreira)

Defensores apresentaram importância e necessidade de ampliação dos serviços da Defensoria. (Foto: Márcio Ferreira)

O defensor público geral do Estado de Alagoas, Daniel Alcoforado, e os defensores públicos Ricardo Melro e Eduardo Lopes, apresentaram ao governador Renan Filho, na tarde desta quinta-feira, 19, o Plano de Universalização do Acesso à Justiça da Defensoria Pública de Alagoas.
O plano apresenta um panorama atualizado do acesso à justiça no Estado de Alagoas e formula proposta para ampliação da Defensoria a todas as comarcas num prazo de quatro anos, a fim de garantir efetividade à Emenda Constitucional nº 80/14.
O documento ainda detalha aspectos socioeconômicos do público alvo da Defensoria Pública, que atinge aproximadamente 87% da população do estado e revela as carências existentes na instituição com relação a estrutura física e de pessoal, indicando soluções para tais necessidades.
O governador Renan Filho elogiou a iniciativa da Defensoria Pública na construção do plano e garantiu apoio para que as metas estabelecidas sejam atingidas no prazo mais célere possível.
“Vamos iniciar pela análise da inclusão desse plano de universalização da Defensoria Pública no próprio Plano Plurianual [PPA] do Estado, garantindo que essa seja uma política pública permanente”, afirmou o governador.
O defensor público geral, Daniel Alcoforado, registrou o reconhecimento da instituição e dos defensores públicos por todo o apoio prestado pelo governador à Defensoria Pública desde a sua atuação como parlamentar na Câmara dos Deputados. Alcoforado enalteceu a sua postura de Renan Filho ao reafirmar o compromisso na condição de governador do Estado.
“O apoio integral do governador na construção desse projeto de expansão e fortalecimento da Defensoria Pública em Alagoas revela seu alto grau de compromisso com as camadas mais vulneráveis da população alagoana, que necessita da Defensoria para garantia de direitos e resgate da cidadania”, asseverou o defensor público geral.
Ao final da reunião, o governador ainda explanou aos defensores acerca dos projetos prioritários do governo nas áreas de Saúde e Educação. Renan Filho formulou convite para a participação efetiva da Defensoria na construção de soluções para os problemas sociais que mais afligem a sociedade.