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Educação promove formação continuada para profissionais de escola de tempo integral

21/03/2015
Educação promove formação continuada para profissionais de escola de tempo integral

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Serão ofertados laboratórios de aprendizagem, uma vez por semana, para atendimento de possíveis deficiências dos alunos, bem como um momento de articulação pedagógica entre os docentes, todas as quartas-feiras (Fotos: Valdir Rocha)

Serão ofertados laboratórios de aprendizagem, uma vez por semana, para atendimento de possíveis deficiências dos alunos, bem como um momento de articulação pedagógica entre os docentes, todas as quartas-feiras (Fotos: Valdir Rocha)

Secretaria de Estado da Educação (SEE), por meio da Superintendência de Políticas Educacionais (Suped), promoveu nesta quinta e sexta-feira (19 e 20) uma formação continuada para docentes e coordenadores pedagógicos naquela Unidade. A escola, cuja aula inaugural ocorreu na última segunda-feira (16), possui uma proposta inovadora na OFERTA de ensino médio em tempo integral e profissionalizante para estudantes da Escola Estadual Marcos Antônio Cavalcanti, no Benedito Bentes.
De acordo com o diretor de Educação Básica da SEE e um dos facilitadores das oficinas, Ricardo Lisboa, a formação visa apresentar o referencial curricular da Educação Básica na Rede Estadual (documento que define os conteúdos a serem trabalhados em sala de aula) e construir, coletivamente, propostas de trabalho respeitando as particularidades de organização e componentes curriculares.
“Ao analisar o referencial curricular, mostramos as matrizes para trabalhos em cada componente e discutimos metodologias de trabalhos para as turmas, a sequência didática, com atividades permanentes e projetos interdisciplinares. Vamos construir também um catálogo para a oferta eletiva respeitando as particularidades de cada ano”, explica.
Segundo o diretor, a organização curricular será organizada de forma que articule pedagogicamente e atenda a educação profissional e a formação geral dos alunos. Neste aspecto, informa que serão ofertados laboratórios de aprendizagem, uma vez por semana, para atendimento de possíveis deficiências dos alunos, bem como um momento de articulação pedagógica entre os docentes, todas as quartas-feiras.
“Nosso objetivo é seguirmos a seguinte orientação: para o primeiro ano do ensino médio, trabalharemos eventuais dificuldades que os alunos tenham desde a época do ensino fundamental; no segundo, vamos trabalhar a formação técnica; e, no terceiro, focar no Enem, além de trabalhar os temas transversais”, declara.

Avaliação pedagógica

Para os coordenadores pedagógicos da unidade, Carmélia Monteiro e George Venâncio, esta formação auxiliará na avaliação da equipe pedagógica após o fechamento dessa primeira semana de atividades na escola. Carmélia observa que esta formação conclui perfeitamente este início, no qual aponta adaptação geral dos alunos e professores à OFERTA das atividades realizadas, colaborando para apropriação geral dessa nova proposta de ensino.
“Estou vivenciando uma realização profissional em poder ofertar essa estrutura e também enxergar em nossos alunos uma abertura para realização de um sonho. Eles estão gostando muito, sentem-se protagonistas . E esse sentimento é partilhado também entre os professores. Estamos todos felizes”, declara.
A direção da escola também avalia positivamente este início de atividades. “Essa primeira semana foi fundamental para a integração de alunos e professores. Observamos um comportamento exemplar, com um verdadeiro comprometimento e interesse. Estamos aproveitando esse tempo e essas formações para trabalhar esse perfil desejado”, avalia a diretora-geral da Unidade, Adenilma Maria Brandão dos Santos.