Geral

Diteal lança novos projetos e divulga programação de 2015

17/03/2015
Diteal lança novos projetos e divulga programação de 2015

Programação cultural das várias expressões artísticas volta com toda força, elaborada pela Diretoria de Teatros de Alagoas (Fotos: Ascom Deodoro)Novos projetos de música e de teatro voltados para estudantes da rede pública, grupos da terceira idade, entidades assistenciais e ao público em geral, além dos já consagrados pelo público alagoano como o “Teatro Deodoro é o Maior Barato”, “Quintas Sinfônicas” e “Quinta no Arena”, fazem parte da programação da atual gestão da Diretoria de Teatros de Alagoas (Diteal) para este ano.
Já na próxima semana, dia 25 de março, será lançado o edital do projeto Teatro Deodoro é o Maior Barato, que valoriza as produções locais de música e teatro.
Na quinta-feira, 26 de março, a Diteal retoma a parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no projeto “Quintas Sinfônicas”, que acontece sempre na última quinta-feira de cada mês, no Teatro Deodoro, com entrada gratuita. O projeto estimula a divulgação da música clássica e formação de novos públicos.
A equipe técnica da Diteal discute a elaboração do edital do “Quinta no Arena”, que será lançado ainda neste primeiro semestre de 2015. O projeto trabalha a formação de plateia e valoriza a produção artística alagoana, democratizando o palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Teatro Deodoro.
A diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf, lembra que o Teatro de Arena passa por obras de manutenção, mas que a programação não será afetada. “Os problemas estruturais estão sendo sanados e o Arena reabre sua programação normal em meados de abril”, destaca ela.
Sheila diz que a programação da Diteal traz ainda a participação do grupo Armazém Companhia de Teatro, premiado internacionalmente, que vai participar da Semana do Teatro, nos dias 15 e 16 de maio, com o espetáculo “O Dia em que Sam Morreu”. “E ainda estamos discutindo com a Associação Teatral das Alagoas (ATA), com o Sesc e com a Ufal uma ação específica para o Dia Alagoano do Teatro, celebrado em 14 de maio, data do nascimento de Linda Mascarenhas”, informa Sheila Maluf.

Segundas Eruditas

A partir do dia 13 de abril começa uma parceria com o Instituto Ero Dictus para a realização de um novo projeto o “Segundas Eruditas”, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. Ele consiste na realização de concertos e recitais didáticos, voltados para estudantes da rede pública de ensino, grupos da terceira idade, entidades assistenciais e ao público em geral.
Com o Sesc, a Diteal fechou parceria para a realização do Projeto Palco Giratório para apresentações no Teatro Deodoro entre os dias 21 de abril e 6 de junho. “Nesse período também realizaremos três oficinas gratuitas, compondo uma programação de ações formativas com grupos do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Maranhão, nas instalações do Complexo Cultural Teatro Deodoro”, destaca a presidente da Diteal.
Seguindo a pauta do Teatro Deodoro, estão agendados espetáculos com artistas como Ary Fontoura, Antônio Fagundes e Elizabeth Savala, entre outros.
E prossegue até o dia 3 de abril a exposição ‘Ranhuras’, do artista plástico Pedro Caetano, no Complexo Cultural, que pode ser vista de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 9h às 12h, com entrada franca.