Geral

Ações em bases comunitárias evitam que crianças se envolvam com drogas

20/03/2015
Ações em bases comunitárias evitam que crianças se envolvam com drogas
Crianças se encantaram com a leitura de histórias, enquanto bombeiros mirins fazem simulação de primeiros-socorros (Fotos: Thiago Sampaio)

Crianças se encantaram com a leitura de histórias, enquanto bombeiros mirins fazem simulação de primeiros-socorros (Fotos: Thiago Sampaio)

Tarde movimentada, crianças felizes, novidades na escola e fora dela. As comunidades têm acompanhado atentamente as ações desenvolvidas nas regiões das bases comunitárias cuja incumbência é a de aproximar a segurança pública da sociedade, garantir-lhe tranquilidade e também criar alternativas para que as famílias se sintam assistidas e valorizadas. Na tarde desta quinta-feira (19), os benefícios retornaram ao conjunto Carminha, no complexo Benedito Bentes, em Maceió.
Na escola, ao lado da Base Comunitária do Carminha, as crianças ficaram deslumbradas com a contação de histórias, proporcionada pela Secretaria de Estado de Educação, numa ação inserida no projeto Vem Ver a Banda Tocar, da Polícia Militar, que disponibiliza livros e fazem leituras infantis. Para Marijose Albuquerque, que é coordenadora da equipe da contação e participou da ação caracterizada de personagem de histórias infantis, “tem sido magnífico, uma comunidade avançar nos desafios através da interação escola/comunidade. Estou muito feliz com essa idealização do governo e logo teremos grande colheita”, disse ela.
Quem também abrilhantou o momento foram os bombeiros mirins, que ficam sob a responsabilidade do Corpo de Bombeiros. Eles levaram para as crianças da comunidade o aprendizado e participaram de orientações com simulações de primeiros-socorros.
“Trabalhamos nesse projeto com orientações para crianças sobre coisas corriqueiras que possam acontecer em casa, na escola e que elas com nossas orientações podem salvar vidas a exemplo de engasgos e também orientamos os adultos sobre problemas com botijões de gás, entre outros. Evitamos com o nosso trabalho que as crianças se envolvam com drogas. Essa é a importância dos bombeiros nas bases comunitárias”, relatou o capitão BM Alexandre Tavares, coordenador dos Bombeiros Mirins que desfilaram com uma banda marcial e, em seguida, em via pública, fizeram simulação de salvamento a uma pessoa vítima de mal súbito.
No encerramento das atividades, a comunidade parou para assistir mais uma apresentação da Banda de Música da PM, com repertório variado para todas as idades. Foi a banda começar a tocar, que famílias se aconchegaram e se misturaram à criançada, todos deslumbrados com o que estavam assistindo. A comunidade aplaudiu. Dona Maria Antônia participou do começo ao fim. “Ave, isso aqui tem sido uma benção!. Queira Deus que não termine porque ocupa a mente das crianças, elas aprendem muito com tudo que essas pessoas trazem para cá. A gente agradece”, disse a moradora do conjunto Carminha.