Geral

Secretaria de Saúde lança campanha de alerta sobre acidentes no trânsito

15/12/2014
Secretaria de Saúde lança campanha de alerta sobre acidentes no trânsito

Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quinta-feira campanha educativa no trânsito de alerta “A pé ou no volante, gentileza constante” (Foto: Carla Cleto)

Secretaria de Estado da Saúde lança nesta quinta-feira campanha educativa no trânsito de alerta “A pé ou no volante, gentileza constante” (Foto: Carla Cleto)

  O Hospital Geral do Estado (HGE) de Maceió atendeu 10.899 acidentados com 1.437 atendimentos a pedestres até 30 de novembro deste ano. Com o objetivo de reduzir o número de acidentes e, consequentemente, de vítimas fatais no trânsito, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Diretoria de Promoção da Saúde (Dips), lança na quinta-feira (18) a campanha educativa de alerta “A pé ou no volante, gentileza constante”.
De acordo com o coordenador do Comitê Estadual de Trânsito, Eloy Yanes Martin, a ideia é fomentar na sociedade o respeito e a cortesia e, com isso, obter um trânsito mais humano e menos violento. A campanha ocorrerá das 9h às 10h30, na Avenida Silvio Vianna, em frente ao Bar e Restaurante Lopana, na Ponta Verde, em Maceió. Eloy diz que a justificativa para o lançamento deste dia educativo se deve ao fato de carros, motos, caminhões e bicicletas dividirem o mesmo espaço nas ruas e avenidas da cidade, no risco constante de colisões e atropelamentos.
Segundo ele, a colaboração mútua entre condutores e pedestres pode ajudar a resolver inúmeros problemas de trânsito e gestos simples podem fazer toda a diferença. Algumas atitudes que os condutores podem tomar e que demonstram respeito pelos demais usuários da vida incluem seguir as regras do Código de Trânsito Brasileiro, estar em dia com a manutenção do veículo e não estacionar em cima da faixa de pedestres.
Outras posturas que os condutores devem adotar para reduzir os conflitos e acidentes são ficar atentos para não bloquear cruzamentos; evitar freadas bruscas e tentar sempre que possível calcular o tempo que será gasto para chegar a determinado lugar, a fim de evitar dirigir com pressa, já que isto faz com que haja mais agressividade e negligência.
“Os pedestres também devem fazer a sua parte, procurando sempre atravessar a rua na faixa, esperar que o sinal fique vermelho para os veículos e atravessar nas passarelas quando houver necessidade”, destacou. Para o Comitê Estadual para Redução de Morbimortalidade no Trânsito em Alagoas, somente por meio da educação e fiscalização é possível estabelecer uma convivência pacífica e harmoniosa no ambiente de trânsito, reduzindo assim o número de acidentes e atropelamentos.