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Programa de educação no trânsito conscientiza jovens alagoanos

10/12/2014
Programa de educação no trânsito conscientiza jovens alagoanos

Ação teve como principal objetivo diminuir os altos índices de acidentes entre o público de 18 a 25 anos

Ação teve como principal objetivo diminuir os altos índices de acidentes entre o público de 18 a 25 anos

Uma parceria entre a Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) fez com que 50 mil jovens alagoanos se tornassem cidadãos mais conscientes no trânsito. Com o objetivo de diminuir os altos índices de acidentes entre o público de 18 a 25 anos, as duas instituições lançaram, no início deste ano, o Programa Educando Jovens para o Trânsito, voltado para estudantes do Ensino Médio de mais 70 escolas em 40 municípios e que ainda contou com a participação de 500 professores.
Durante todo o ano o programa trabalhou o tema da boa conduta no trânsito em todas as disciplinas da Educação Básica de forma transversal.  Na disciplina de História, discutiu-se legislação e trajetória do automóvel; em Biologia, os cuidados com a saúde e os danos provocados por acidentes; em Geografia, espaços, localizações e vias; em Matemática, os índices e percentuais do trânsito no estado.
A superintendente de Gestão da Rede Estadual na SEE, Maridalva Campos, parabenizou o Detran-AL pela iniciativa, e os professores e estudantes pelo compromisso, ressaltando a importância do tema, que foi destaque no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2013. “Todos estão de parabéns.Tudo que acontece na sociedade pode ser trabalhado no ambiente escolar. E tudo que produzimos na escola tem seu resultado fora, na sociedade”, declarou Maridalva.
Para a Gerente de Educação para o trânsito do Detran-AL, Edira Soares, a dinâmica de inserir o conteúdo na grade curricular do Ensino Médio, nas diversas disciplinas, foi o caminho mais rápido encontrado para atingir esse público. “Nós sabemos que a educação é o caminho para a mudança de comportamento. Em 2014, os números foram surpreendentes e gratificantes. Esperamos em 2015 ir além dos muros da escola e formarmos uma grande rede a partir dos nossos educadores”, ressaltou Edira.

Mudança de comportamento – Regina Buarque, técnica pedagógica da Superintendência de Gestão de Rede da SEE e responsável pela implementação do programa nas escolas da rede estadual, destacou a adesão dos professores à ação, trabalhando amplamente o tema em suas aulas. “Estão todos de parabéns, nossos alunos e professores, pois mostraram o quanto são capazes, nos surpreendendo com sua criatividade, conhecimento aplicado e compromisso com a causa”, declarou Regina.
O trabalho desenvolvido pelo programa já vem mudando o comportamento dos estudantes. Regina Buarque aponta resultados positivos alcançados em algumas Coordenadorias Regionais de Educação (CREs). “Na 9ª CRE, na região de Penedo, cerca de 90% dos estudantes que utilizam moto para ir à escola não usavam capacete, o que não acontece mais hoje em dia. Na 3ª CRE, em Palmeira dos Índios, a mobilização atingiu pais e comunidade, com a realização de passeata pelas ruas da cidade. Tivemos muitos exemplos positivos”, comemora.

Aprendizado – O programa Educando Jovens para o trânsito ganhou adeptos de todas as idades, mas principalmente, atingiu seu público alvo, alunos do Ensino Médio. Os alunos dos 1º e 2º ano da Escola Estadual José da Silveira Camerino, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), fazem questão de demonstrar  tudo o que aprenderam durante as aulas.
“Vimos que a organização do trânsito é fundamental para a sociedade e que é preciso compreender suas funções, suas leis e respeitar tudo isso”, enfatiza a estudante Yasmim Oliveira. “Também aprendemos sobre primeiros socorros e como agir em situações de acidentes, como acionar o socorro e proteger o local”, complementou seu colega Caio Fellipe.
Professora de Geografia e responsável pelas turmas, Jeynne Nunes não esconde o orgulho pelo resultado alcançado pelos alunos. Suas atividades para desenvolver o conteúdo em sala de aula foram diversas: estudos de mapas e vias, dinâmicas com placas de sinalização e suas funções, apresentação de vídeos e criação de vídeos pelos alunos; simulação de primeiros socorros, entre outros.
“Nas aulas abordamos tudo: locomoção, função do trânsito, categorias geográficas, entre outros. O principal é observar que eles aprenderam a ver o trânsito de forma positiva”, conclui.