Geral

Farmácia Cidadã garante medicamentos a pacientes idosos

04/11/2014
Farmácia Cidadã garante medicamentos a pacientes idosos

Criado em agosto de 2013 pela Sesau, o Farmácia Cidadã atende maceioenses com mais de 65 anos de idades em casa (Foto: Ascom Saúde)

Criado em agosto de 2013 pela Sesau, o Farmácia Cidadã atende maceioenses com mais de 65 anos de idades em casa (Foto: Ascom Saúde)

Criado em agosto de 2013, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Farmácia Cidadã atende maceioenses com mais de 65 anos de idade, cadastrados no Componente Especializado de Assistência Farmacêutica (Ceaf) e acometidos por esquizofrenia, mal de Parkinson, Alzheimer e asma grave.
Por meio do programa, uma equipe multidisciplinar entrega periodicamente os medicamentos de alto custo nas residências dos pacientes, evitando que eles se desloquem até a sede da Diretoria de Assistência Farmacêutica (DAF) e proporcionando maior qualidade de vida.
Por meio do Farmácia Cidadã, há previsão de que mais de mil pacientes que se enquadrem no perfil do programa possam ser atendidos, segundo o cadastro do Ceaf. O programa assegura um serviço humanizado, ágil e eficiente para atender os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e foi concebido com base em um projeto piloto, que anteriormente atendia 123 usuários acamados e cadeirantes, que já recebiam os medicamentos de alto custo na comodidade de suas residências.
Criado por meio do Programa Alagoas Tem Pressa, o Farmácia Cidadã conta com duas equipes, que entregam os medicamentos por meio de carros e motocicletas. Desse modo, segundo a gerente do Ceaf, Renatha Soares, os usuários que se enquadram no perfil do programa podem solicitar a sua inclusão, bastando comparecer à DAF portando o Cartão SUS, CPF, RG, comprovante de residência, exames que comprovem a patologia e a receita médica, além de um laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento.
“Esse programa é importante porque assegura os três principais princípios do SUS, que são humanização, agilidade e eficiência. Eles são imprescindíveis para todos os usuários, mas principalmente para aqueles que são idosos e estão acamados ou têm dificuldades para locomoção”, diz a gerente do Ceaf.

    Constatação

E os usuários do SUS já evidenciam os benefícios conquistados por meio do Farmácia Cidadã, a exemplo da dona de casa Verônica Maria de Almeida. Acometida pelo mal de Parkinson, ela sofre com a falta de equilíbrio e tremores, que sempre dificultaram seu deslocamento até o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. “Receber o medicamento em casa é uma ‘mão na roda’; é uma maravilha, porque tinha muita dificuldade em obter a medicação”, destaca.

    Evolução

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Jorge Villas Bôas, a expansão do Farmácia Cidadã representa uma iniciativa que faz parte da evolução do SUS. Com o atendimento domiciliar dos maceioenses maiores de 65 anos de idade e acometidos por esquizofrenia, mal de Parkinson, Alzheimer e asma grave, a Sesau está aprimorando e qualificando o tratamento desses pacientes.
“Este tem sido o objetivo da atual gestão estadual, que é assegurar mais comodidade e economia, pois os pacientes não terão que pagar pelo transporte de deslocamento para obter o medicamento. Além disso, a visita domiciliar realizada pelo profissional habilitado representa um instrumento que permite obter informações sobre as condições de saúde da população”, salienta Jorge Villas Bôas.

    Como ter acesso ao programa

Para ter acesso ao Farmácia Cidadã, o paciente que se enquadre no perfil deve realizar o cadastro no Ceaf, em Maceió. Para isso, é necessário portar o cartão SUS, CPF, RG, comprovante de residência, exames que comprovem a patologia e a receita médica, com um laudo de solicitação, avaliação e autorização de medicamento.
Em seguida, os técnicos capacitados de acordo com a Portaria GM n°1.554, de 31 de Julho de 2013, farão a avaliação do processo. Os pacientes irão receber o medicamento mensalmente e o laudo é válido por três meses, podendo ser renovado com a atualização do cadastro.