Geral

Escola Estadual Margarez Lacet conquista bronze em João Pessoa

18/11/2014
Escola Estadual Margarez Lacet conquista bronze em João Pessoa
Equipe do Margarez Lacet, que conquistou medalha de bronze ne Paraíba (Foto: Assessoria)

Equipe do Margarez Lacet, que conquistou medalha de bronze ne Paraíba (Foto: Assessoria)

   O time de handebol da Escola Estadual Margarez Lacet conquistou a medalha de bronze nos Jogos Escolares da Juventude, categoria de 15 a 17 anos, com petição que aconteceu entre os dias 6 e 15, em João Pessoa, na Paraíba. Comandado pelo professor da rede estadual Eduardo Proffa, o time está formado há oito anos e vem representando Alagoas em diversas etapas de competições estaduais e nacionais.
Ao todo 134 atletas representaram Alagoas nesta edição dos Jogos da Juventude, em modalidades individuais e coletivas. Além do bronze, o Estado também ganhou medalha de prata no Voleibol, com o Colégio Intensivo, e ouro no Basquete, com o Colégio Marista de Maceió.
Os alunos atletas lutaram para subir para a segunda divisão e chegaram bem perto disso na competição ocorrida em João Pessoa. Após perderem na semifinal com um gol assinalado nos últimos minutos, que resultou no placar de 12 a 13 para o time do Rio Grande do Sul, os atletas disputaram o terceiro lugar ainda abalados emocionalmente. “A gente sabe do nosso potencial; tínhamos chances de conseguir o ouro. Temos consciência de que jogamos bem em todas as competições; o bronze nos deu ânimo para intensificar os treinos e voltar ainda mais preparados na próxima competição”, afirmou o capitão do time, Emanuel Cavalcante.
Essa foi a primeira vez que a equipe ganhou a medalha numa etapa nacional. “Estamos muito felizes porque o professor Eduardo disse que isso vai ficar marcado para as próximas gerações. Isso me deixou muito feliz”, afirmou o jovem atleta Adriel Melo. O aluno joga na posição de ponta direita e esse ano se despediu dos Jogos Escolares, já que no próximo ano ele terá mais de 17 anos de idade. “Esse foi meu último ano e estou feliz por encerrar com essa medalha. Espero que venham outros bons jogadores, que terão essa oportunidade de aprender com o handebol como eu aprendi. O esporte me deu muitas lições e eu ganhei mais uma família. Não somos apenas um time”, contou Adriel.
A força para batalhar pelo bronze após a sensação da derrota foi, segundo os jogadores, adquirida graças ao incentivo e apoio do professor Eduardo Proffa. “Ficamos focados, esquecemos essa derrota e ouvimos o nosso professor. Ele não deixou a gente perder o ânimo. Nosso time é pequeno mas a gente acredita no nosso talento, por que ele nos ajuda a acreditar”, salientou Emanuel. “É muito importante ter um professor que nos ensina sobre a vida e nos permite ter sonhos e batalhar por eles”, frisou.
Para o professor, que há 12 anos ensina na Escola Estadual Margarez Lacet e há oito anos se dedica ao handebol, o resultado também veio da força de vontade dos alunos. “Foram necessárias garra e esforço para subir no pódio após competições importantes. Para chegarem até aqui, eles tivemos muito trabalho e muita determinação. O meu papel é incentivar e ser a fortaleza deles”, disse o professor. “Eles jogaram muito bem, estou muito orgulhoso”, completou Eduardo Proffa.
Sobre a importância do evento realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil, Emanuel Cavalcante, destacou que as competições possibilitam a integração com pessoas de outros Estados, melhora a autoestima e gera oportunidades. “É muito bom participar, interagir, competir com times de alto nível e poder mostrar o que nós sabemos fazer; isso tudo é importante para nossa formação não somente como atleta, mas como pessoa, como cidadão”, observou o jogador.