Política

Votação atrasa em Maceió após Biometria falhar e urnas quebrarem

05/10/2014
Votação atrasa em Maceió após Biometria falhar e urnas quebrarem

Várias urnas eletrônicas apresentaram problemas em Maceió, também no interior, e precisaram ser substituídas por técnicos do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Alagoas. Por causa disso, a votação em diversos pontos atrasou e os eleitores foram obrigados a esperar várias horas até exercer a cidadania.

A explicação dada pela Justiça Eleitoral é que algumas urnas fabricadas em 2013 apresentaram problemas no software e foram trocadas antes que tumultos acontecessem. O mesmo defeito, segundo a assessoria do TRE, aconteceu no estado de Sergipe e no Distrito Federal. As duas unidades estão usando o mesmo tipo de equipamento.

Em outros pontos, a dificuldade foi com o sistema biométrico, que não reconhecia ou demorava para reconhecer as impressões digitais dos eleitores. Muitos desistiram de esperar nas longas filas e prometiam retornar somente no fim da tarde.

Diversos eleitores informaram que estavam aguardando mais de quatro horas na fila para votação nos colégios Inei/COC (Ponta Verde) e Anchieta (Jatiúca). A lentidão era por causa da biometria.

Na escola Claudinete Batista, localizada no Trapiche da Barra, urnas apresentaram defeito e os eleitores denunciaram que havia demora para substituí-las. Quem aguardava o momento da votação, informou que havia pessoas esperando desde quando a seção eleitoral foi aberta, por volta de 8 horas da manhã.