Geral

Aplicativo ‘Acolhedor’ oferece informações sobre ajuda contra as drogas

11/04/2014
Aplicativo ‘Acolhedor’ oferece informações sobre ajuda contra as drogas

   IMG_2014 O aplicativo “Acolhedor”, uma ferramenta mobile que oferece informações sobre grupos de autoajuda, clínicas de reabilitação e comunidades acolhedoras para dependentes químicos, foi lançado nesta sexta-feira (11), em Maceió, num encontro que teve a participação de representantes da Secretaria de Estado da Promoção da Paz (Sepaz), da Polícia Militar, do Fórum Permanente de Combate às Drogas e de comunidades acolhedoras.
Segundo o idealizador da ferramenta, o administrador de empresas Bispo Filho, o “Acolhedor” é válido para o Brasil inteiro. “Onde houver possibilidade de levar informação e conhecimento sobre ajuda, sobre prevenção às drogas e sobre oportunidade de tratamento, vamos atuar, vamos estar presentes”, enfatizou. A ferramenta pode ser acessada em www.acolhedor.com.br.
O secretário de Estado da Promoção da Paz, Adalberon Sá Júnior, elogiou o papel que esse aplicativo terá daqui por diante e destacou que oferecer acolhimento aos dependentes químicos é uma forma concreta de prevenir a violência, tendo em vista que o uso compulsivo de drogas vai levar a pessoa a cometer algum crime. Ele ressaltou também que o trabalho desenvolvido em Alagoas pelo Governo do Estado, por meio da Sepaz, foi bastante elogiado durante o Congresso Internacional Freemind, em São Paulo, no último fim de semana.
“Alagoas foi apontada como referência na oferta de acolhimento para dependentes químicos. Só para termos uma ideia, temos aqui praticamente a mesma quantidade de vagas que o Estado de São Paulo, sendo que a população de Alagoas é de 3 milhões de habitantes, enquanto a de São Paulo é de 40 milhões. Aqui, dois terços das vagas nas comunidades acolhedoras são custeadas pelo Governo do Estado, e só um terço pelo Governo Federal. Em São Paulo, ocorre o contrário”, explicou o titular da Sepaz.
Ainda durante o lançamento, a coordenadora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar, coronel Valdenize Ferreira Lima, lembrou que “é uma honra trabalhar em atividades sobre prevenção às drogas”. Ela destacou o trabalho da entidade nas escolas, comunidades e associações, que tem como foco a prevenção da violência e das drogas.
A coordenadora do Fórum Permanente de Combate às Drogas, Noélia Costa Lessa, frisou que todo cidadão deve participar da prevenção das drogas, e disse que no dia 28 de maio haverá em Maceió um evento para discussão da possibilidade de legalização da maconha.
Representantes de comunidades acolhedoras e de grupos de autoajuda também participaram do lançamento da ferramenta “Acolhedor”. Outras informações pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (82) 9641-0802.