Geral

Encontro da Rede Empresarial do Turismo no Baixo São Francisco superou expectativa

24/03/2014
Encontro da Rede Empresarial do Turismo no Baixo São Francisco superou expectativa

    O Encontro da Rede Empresarial do Turismo Caminhos do São Francisco reuniu 140 pessoas no auditório da Ufal do Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia, no último final de semana. O evento teve continuidade com visitas técnicas até o dia de ontem (23). O objetivo foi sensibilizar os participantes a aderirem ao grupo, que em 2015 vai ser o gestor dos benefícios gerados pelo projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco.
Encontro da Rede Empresarial O encontro contou com a presença de empresários, gestores públicos e instituições ligadas ao turismo de dez dos 12 municípios envolvidos. Entre os presentes estavam representantes da “Booking.com” – site de vendas de pacotes turísticos pela internet –, a operadora nacional turística “Andarilhos da Luz”, duas agências de receptivo de Maceió, e quatro empresários dos Estados de Sergipe e Pernambuco.
Para a Diretora de Destinos e Produtos  da secretaria de Estado do Turismo (Setur),  Sandra Villanova, o evento foi bastante satisfatório e superou as expectativas. “Entregamos um termo de interesse para cada empresário participante, e tivemos o retorno de 60 interessados em fazer parte da rede”, comemora.
Na ocasião foi montado um espaço para que as associações e os artesãos pudessem expor e comercializar seus produtos ribeirinhos. A programação incluiu visitas aos principais produtos turísticos da região junto com o representante da operadora “Andarilhos da Luz”.
O projeto de Dinamização e Sustentabilidade do Turismo no Baixo São Francisco, cujo principal objetivo é consolidar a região como um destino turístico único no Brasil, é desenvolvido numa parceria com as instituições do Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e as secretarias de Estado do Turismo (Setur) e do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande). A intenção é melhorar o nível de receitas das comunidades de renda mais baixa da região, por meio do desenvolvimento do turismo sustentável.