Cidades

Secretaria de Saúde de Limoeiro e Hemoar realizam coleta de sangue para o Carnaval

19/02/2014

    Campanha de doacao de sangue em LimoeiroA Secretaria Municipal de Saúde de Limoeiro de Anadia, em parceria com o Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), realizou na terça-feira, dia 18 de fevereiro, mais uma campanha de doação de sangue. A ação teve por objetivo abastecer o estoque do Hemocentro para garantir o atendimento da população durante o período carnavalesco, quando aumenta consideravelmente a demanda por transfusões.
Das 8h às 16 horas, a unidade móvel do Hemoar ficou concentrada em frente à Praça de Eventos de Limoeiro à espera dos doadores. Após a coleta, os voluntários receberam lanche e camisetas da campanha. As ações em Limoeiro foram organizadas pela Coordenadoria Municipal de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora de Promoção da Saúde do município, Francislaine Guilherme, ressalta que o ato de doar sangue não deve ficar restrito aos dias de campanha, mas deveria se tornar uma ação contínua. “É um gesto simples, mas que pode salvar muitas vidas, principalmente nessa época festiva, quando aumentam os números de acidentes de trânsito e os casos de vítimas da violência”, enfatizou.
Para quem deseja se tornar um voluntário, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que está situado na Rua Geraldo Barbosa Lima, no Centro de Arapiraca, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Quem pode doar – Para se tornar um doador de sangue é imprescindível ter boa saúde, estar bem alimentado, ter idade entre 16 e 69 anos e peso igual ou acima de 50 kg e apresentar documento oficial com foto. Menores de idade têm que ter o consentimento formal dos pais ou responsável legal.
Doadores do sexo masculino só podem doar após um intervalo de, no mínimo, dois meses da última doação. No caso das mulheres, esse intervalo sobre para três meses. Gestantes e lactantes não podem doar.
Também são pré-requisitos para a doação ter dormido pelo menos seis horas; não ter feito tatuagem, piercing ou acupuntura há menos de um ano; não ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados a menos de um ano; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação; não ser usuário de drogas; e não ser portador de doenças infectocontagiosas como sífilis, doença de chagas e HIV (I ou II), além de hepatite.