Política

Renan visita projeto pioneiro de fabricação de etanol de 2ª geração

13/01/2014
Renan visita projeto pioneiro de fabricação de etanol de 2ª geração

image__4_O presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL) visitou nesta segunda-feira (13) as instalações da GranBio, que desenvolve em Alagoas o primeiro projeto de fabricação de etanol de segunda geração no País e um dos pioneiros no mundo.
Criada em 2011, a GranBio está investindo R$ 350 milhões nos seus projetos em Alagoas. A empresa instalou sua estação experimental na zona rural do município de Barra de São Miguel, na região metropolitana de Maceió, e está em fase final de construção da unidade industrial ao lado da Usina Caeté, do Grupo Carlos Lyra, em São Miguel dos Campos.



O presidente da GranBio, Bernardo Gradin, fez uma exposição dos objetivos e projetos da empresa, que produzirá 80 milhões de litros de etanol de segunda geração. A meta, disse Gradin, é “revolucionar a indústria de biocombustíveis e bioquímicos no país”. A indústria de biotecnologia, segundo o empresário, é atualmente “o mais promissor setor de desenvolvimento nacional”.
Renan disse que o Brasil “precisa remover os entraves ao desenvolvimento da indústria da biotecnologia nacional, senão o país fica fragilizado diante do avanço de outras potências”. “A agroindústria sucroalcooleira é muito importante para a economia de Alagoas e precisa incorporar todas as inovações”, disse o senador.
Alagoas foi escolhido para sediar o empreendimento, segundo Bernardo Gradin, porque o Estado oferece “uma das melhores plataformas de exportação do Brasil”.
Na visita à estação experimental e à unidade industrial da GranBio, Renan Calheiros estava acompanhado do presidente do Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas (Sindaçúcar-AL), Pedro Robério Nogueira, dos empresários alagoanos João Jatobá e Fábio Farias e de técnicos da GranBio.