Geral

IMA coleta amostras de água na laguna Manguaba

17/01/2014
IMA coleta amostras de água na laguna Manguaba

   amostrascoletadasmanguaba Para atender a demanda do Ministério da Pesca de Aquicultura (MPA), o Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizou esta semana coleta de água na laguna Manguaba, município de Pilar. Parte do material começa a ser analisada hoje (17) no Laboratório do órgão. Outra parte está acondicionada e será enviada para análise em outro estado.
Segundo Manuel Messias, diretor de Laboratório do IMA, foram retiradas amostras em 10 pontos diferentes onde, em março do ano passado, foram encontradas tilápias com feridas na pele. Na época foi verificado que apenas a espécie, que é exótica, apresentava o problema. No ofício, encaminhado pelo MPA ao instituto, consta o relatório com parecer do laboratório que realizou a análise em amostras de peixes, no ano passado. O documento não é conclusivo, mas não aponta, como resultado, algum tipo de contaminação, considerando a quantidade de peixes analisada.
O Ministério propõe coleta e análises toxicológicas para identificação de compostos orgânicos ou inorgânicos que poderiam ser responsáveis pela morte dos animais. Segundo Ricardo César, diretor técnico do IMA, as novas amostras serão analisadas, “considerando a competência e capacidade do órgão. Parte das amostras serão enviadas para fora do estado com objetivo de atender a solicitação. Em seguida, deveremos marcar uma reunião com o representante do Ministério no estado para apresentar os resultados e tratar do assunto”.