Cidades

Fé e devoção marcam romaria de limoeirenses a Juazeiro do Norte

10/01/2014
Fé e devoção marcam romaria de limoeirenses a Juazeiro do Norte

  DSC_1362-materia  Cerca de 1.200 limoeirenses partiram em romaria na noite do último sábado (04/01), para um dos mais tradicionais templos da crença católica no Brasil, a cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará. Os romeiros saíram em 26 ônibus, acompanhados por uma grande salva de fogos.
A Prefeitura de Limoeiro de Anadia garantiu todo o apoio logístico para viabilizar a viagem e para que tudo transcorresse sem incidentes. Uma ambulância com enfermeira e um mecânico acompanharam o grupo durante todo o percurso. Antes da partida, o prefeito Marlan Ferreira fez questão de saldar os romeiros para desejar uma boa viagem a todos.
A chegada à terra de Padre Cícero deu-se no domingo pela manhã. Em solo cearense, os romeiros de Limoeiro de Anadia em pousadas e dormitórios, mais conhecidos como ranchos, localizados no centro da cidade, bem próximo à Praça dos Romeiros.
Na segunda-feira (6), por volta das 5 horas da manhã, o prefeito Marlan, o vice-prefeito João Bispo, secretários municipais e os centenas de romeiros limoeirenses partiram da Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores com destino à Colina do Horto, local onde fica a estátua do Padre Cícero. O esforço físico para vencer os sete quilômetros de subida foi grande, mas recompensado para quem procurava pagar promessas ou fazer penitências e pedidos.
Com 69 anos de idade, mas esbanjando saúde e disposição de jovem, Dona Maria Aparecida Bispo foi quem impôs o ritmo da caminhada morro acima. Devota fervorosa de Padre Cícero, há 29 anos seguidos ela vai a Juazeiro pagar promessas e fazer novos pedidos. “Meu ‘padin Ciço’ significa tudo em minha vida. Todos os anos, venho aqui homenageá-lo, e assim farei enquanto for viva”, disse a devota, bastante emocionada.
Outra limoeirense que também está prestes a completar três décadas viajando para Juazeiro do Norte é Dona Maria de Fátima Ferreira Cavalcante. Curada de um câncer no seio há 20 anos, a aposentada disse que deve sua vida à Padre Cícero. “Nas primeiras vezes que vim aqui estava muito doente e desenganada. Mas Padre Cícero viu meu sofrimento e me curou. Depois disso venho aqui todos os anos para agradecê-lo por ter devolvido a minha vida”, disse Dona Maria de Fátima.
Aos pés da estátua do santo nordestino, os fiéis limoeirenses fizeram orações, pedidos e agradecimentos e  tirar fotos.
Satisfeito com a presença de romeiros limoeirenses em Juazeiro do Norte, o prefeito Marlan Ferreira garantiu novidades para o próximo ano. “É muito gratificante ver os cerca de 1.200 limoeirenses presentes aqui conosco na terra de Padre Cícero. Em 2015 pretendemos abrigar o nosso povo em um grande rancho, sempre dando o suporte necessário para que eles aproveitem bem a viagem”, finalizou o prefeito.