Cidades

Dia da Consciência Negra é comemorado com grande festa na Serra da Barriga

21/11/2013
Dia da Consciência Negra é comemorado com grande festa na Serra da Barriga

Religiosos de matrizes afro, capoeiristas, grupos culturais e simpatizantes fizeram da Serra da Barriga uma grande festa no feriado da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20). As vestes brancas tomaram conta do local, em um ritmo único, homenageando Zumbi dos Palmares e buscando a valorização de suas raízes.Raul Plácido
O município de União dos Palmares tornou-se ponto turístico: centenas de pessoas de todo o Brasil estiveram presentes, subindo os 9 quilômetros até o topo da serra, dispostos a apreciar um cenário onde o imaginário evidencia a luta pela liberdade, a manifestação cultural e a beleza dos rituais que ali aconteciam.
A programação elaborada para comemorar o 20 de Novembro, na Serra da Barriga, contou com diversas atividades em homenagem a Zumbi: o cortejo de religiosos que vêm com oferendas a serem colocadas aos pés da estátua do mestre dos quilombos; apresentações de grupos culturais, com danças afro, coco de roda, entre outros.
Na madrugada desta quarta-feira (20), os religiosos mais antigos participaram de um ritual de oferendas aos seus ancestrais e orixás. “Esse momento é muito sério, de resgate e fortalecimento. Somos envolvidos por uma energia única, reverenciando nossos ancestrais”, explicou a ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum.
A religiosa contou que a preparação para o evento requer muito empenho de todos que trabalham. “Além de trabalhar na organização geral do evento, também sou responsável pela cozinha. Há três dias estamos preparando a alimentação dos religiosos e capoeiristas. Nossa equipe, esse ano, foi formada por 32 pessoas, de diferentes religiões. Mas, antes de começar o preparo das refeições, sempre realizo um ritual, pedindo para que cada pessoa faça uma oração de sua crença”, destacou.
Este ano, cerca de 400 religiosos participaram do evento, além das rodas de capoeira de todo o Brasil. De acordo com o capoeirista Marcelo Cardoso, conhecido como Mestre Girafa, esse momento é de grande importância para a capoeira, uma vez que ela está diretamente ligada à história do povo afrodescendente.
“Não tem como fazer uma festa dessas sem a presença da capoeira, pois ela faz parte das raízes afro. Estar nesse solo sagrado de Zumbi enriquece nossa alma. A maioria de nós está aqui simplesmente pelo prazer de presenciar esse momento, sem receber nada”, disse Mestre Girafa.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, como o secretário de Estado da Cultura, Osvaldo Viegas, a secretária da Mulher, Kátia Born, além de secretários municipais, prefeitos, representantes da Fundação Cultural Palmares, Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), entre outros.
Segundo o secretário Osvaldo Viegas, o Governo do Estado já possui um envolvimento tradicional com esse momento, apoiando não somente o dia da Consciência Negra, mas realizando ações durante todo o mês.
“O governo tem papel fundamental nesse sentido, buscando meios de acabar com o preconceito racial e dando justiça e educação aos afrodescendentes”, afirmou Viegas. “Temos uma série de trabalhos com ações afirmativas voltadas para a valorização do povo afro”.
Ainda no evento, o novo comitê gestor do Parque Memorial Quilombo dos Palmares tomou posse, com o anúncio de diversos projetos do Governo Federal para a Serra da Barriga. As atividades foram encerradas às 17h, com o show do cantor Martinho da Vila.