Geral

Cine Misa homenageia mês da Consciência Negra

04/11/2013
Cine Misa homenageia mês da Consciência Negra

O Projeto Cine Misa acontece todas as terças-feiras no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) e, no mês de novembro, traz uma programação de filmes especial, desta vez em homenagem ao mês da Consciência Negra.
cafundo   Na primeira exibição, nesta terça-feira (5) às 19h, o tema é \”Africanidade e Sincretismo Religioso\”. Nesse dia será apresentado o filme Cafundó, que conta parte da história real de João de Camargo, ex- escravo cuja trajetória passa pela Guerra do Paraguai.
A proposta é fazer um retrato dos afrodescendentes e da religiosidade sincrética brasileira. Com direção de Clóvis Bueno e Paulo Betti, a obra tem classificação 14 anos e duração de 98min.
No dia 12, às 19h, dentro da temática \”Medicina popular e práticas de curas\”, serão exibidos os documentários afro-brasileiros – “Contextos Rituais de Cura” com produção da Imago, “Ponto das ervas”, de Celso Brandão, e “Do barro à louça” e “Barro do Muquém”, ambos de Alice Jardim. Todos eles com classificação livre.
Já no dia 19, com a temática \”A escravidão e outras formas de exploração humana\”, será mostrado o filme “Quanto vale ou é por quilo?”, de Sérgio Bianchi, que visa traçar um paralelo entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social. A sessão será iniciada às 19h e tem classificação 14 anos.
No dia 26, às 19h, o encerramento da programação do Cine Misa de novembro será com o documentário histórico-socioantropológico ‘Calabar’, com direção de Hermano Figueiredo e classificação livre.