Geral

Alagoas realiza dia D de vacinação contra gripe no sábado

17/04/2013
Alagoas realiza dia D de vacinação contra gripe no sábado

Em Alagoas, devem ser vacinadas 545.008 pessoas, o que corresponde a 80% da população alvo

 

 

Mais de 500 mil pessoas devem ser imunizadas em Alagoas durante a campanha de vacinação contra gripe. Para reforçar a campanha, que teve início no último dia 15 deste  mês, o Governo do Estado, em parceria com o município de Maceió, realiza  no sábado (20) o Dia D de vacinação. A ação irá ocorrer na escola municipal João Sampaio, a  partir das 8h, no conjunto do mesmo nome, no Tabuleiro do Martins, em Maceió.
 A vacina contra a Influenza (gripe) é destinada aos trabalhadores de saúde, idoso (inclusive os institucionalizados), gestantes, crianças entre seis meses e dois anos,  pessoas privadas de liberdade e indígenas, além de puérperas com até 45 dias após o parto e portadores de comorbidade. Em Alagoas, devem ser vacinadas 545.008 pessoas,  o que corresponde a 80% da população alvo. Mas, nos últimos anos, graças às ações da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com os municípios, o percentual  está sendo superado.
 A gerente do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Denise Castro, explicou que 3.500 profissionais estarão envolvidos na campanha e terá 670 veículos, que irão  percorrer todas as áreas, para que um número maior de pessoas que estão dentro do público alvo seja vacinado. “É importante o envolvimento de toda sociedade, porque o  objetivo é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pela influenza”, disse.
 A Influenza é uma infecção viral aguda que acomete o sistema respiratório e afeta 75% dos idosos e das crianças entre seis meses e dois anos. Com sintomas semelhantes  ao do resfriado, o vírus da gripe pode ser transmitido por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, após  contato com superfícies contaminadas.
 De acordo com dados do Ministério da Saúde, a vacinação reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade global. Entre os  residentes em lares de idosos, pode reduzir o risco de pneumonia em aproximadamente 60% e o risco global de hospitalização e morte em cerca de 50% e 68%,  respectivamente. Durante a campanha, devem ser vacinados 280.517 idosos com 60 anos e mais, inclusive os institucionalizados (em asilos, casas geriátricas e casas de  repouso); 81.471 crianças de seis meses a menores de dois anos; 40.736 gestantes; 6.696 puérperas, 51.397 trabalhadores de saúde das unidades que fazem atendimento para  influenza; 10.321 indígenas e 70.780 portadores de comorbidades.

Em Alagoas, devem ser vacinadas 545.008 pessoas