Vida Esportiva

Marcos Leonardo entra no radar do Napoli e pode ser alternativa ao Flamengo

Clube italiano avalia saídas no elenco e vê atacante brasileiro como aposta jovem e já consolidada

Agência O Globo - 16/01/2026
Marcos Leonardo entra no radar do Napoli e pode ser alternativa ao Flamengo
Marcos Leonardo - Foto: Arquivo/ Instagram

A reformulação do ataque do Napoli envolve diversos nomes internacionais, e um deles começa a ganhar força nos bastidores: Marcos Leonardo. Segundo o jornal italiano Corriere dello Sport, o atacante brasileiro, revelado pelo Santos, surge como alternativa estratégica diante de um mercado condicionado por possíveis saídas e ajustes financeiros.

Napoli busca opções além de En-Nesyri

A prioridade inicial do Napoli é o marroquino Youssef En-Nesyri, atualmente no Fenerbahçe e em destaque na Copa Africana de Nações. No entanto, o alto custo da negociação e a concorrência de outros clubes levam os dirigentes italianos a considerar alternativas — e, nesse cenário, o nome de Marcos Leonardo ganha força.

Após uma passagem curta, mas eficiente, pelo Benfica — com oito gols em 24 jogos —, o atacante de 22 anos brilhou na Saudi Pro League. Em 63 partidas, marcou 41 gols e foi artilheiro do último Mundial de Clubes, anotando quatro gols.

Flamengo também observa o atacante

O Flamengo, após ter propostas por Kaio Jorge recusadas pelo Cruzeiro, busca outras opções para reforçar o ataque. O clube carioca tem Marcos Leonardo, atualmente no Al Hilal, da Arábia Saudita, como plano B.

Apesar da consolidação no futebol saudita, Marcos Leonardo vê com bons olhos um retorno ao futebol europeu, segundo o periódico italiano. A mudança seria estratégica para o atacante, que mira uma nova chance na Seleção Brasileira, agora sob o comando de Carlo Ancelotti, após ter passado por todas as categorias de base até o sub-23.

Negociações condicionadas a saídas no Napoli

Nos bastidores, discute-se a possibilidade de uma troca envolvendo clubes da Arábia Saudita, condicionada à saída de atacantes do elenco napolitano. A diretoria do Napoli é clara: para a chegada de um novo jogador, outro precisa sair. Negociações paralelas, envolvendo nomes como Lorenzo Lucca e Tammy Abraham, podem abrir o espaço necessário para a chegada de Marcos Leonardo.