Vida Esportiva

Surfista é atacado por tubarão na Califórnia e sobrevive após ter prancha partida ao meio

Ataque ocorreu na costa de Gualala, no norte do estado, e foi o primeiro registrado na Califórnia neste ano

Agência O Globo - 16/01/2026
Surfista é atacado por tubarão na Califórnia e sobrevive após ter prancha partida ao meio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um surfista de 26 anos foi atacado por um tubarão enquanto remava na manhã desta terça-feira (13) na região de Gualala, balneário localizado a cerca de 185 quilômetros ao norte de São Francisco, Califórnia. O animal, de aproximadamente 1,8 metro, investiu por baixo, mordeu a perna do jovem e quebrou sua prancha ao meio, arremessando-o para longe.

Tommy Civik relatou ao Los Angeles Times que estava na água há cerca de dez minutos quando sentiu um impacto semelhante ao de “ser atropelado por um carro”. Segundo ele, o ataque foi tão repentino que não conseguiu ver o tubarão se aproximando. “Tudo foi tão chocante que eu só queria fugir”, contou ao jornal.

Ataque foi presenciado por amigo

O incidente ocorreu por volta das 8h30 (horário local) e foi testemunhado por Marco Guerrero, amigo do surfista, que observava o mar de um banco de areia próximo. Em entrevista ao LA Times, Guerrero disse que, inicialmente, pensou tratar-se de um ataque a uma foca. “Quando vi o movimento brusco, achei que era um ataque de tubarão, mas não percebi que era o Tommy”, relatou. Após a mordida, o animal ainda ergueu a cauda acima da água e desapareceu levando parte da prancha.

Civik ficou a cerca de 45 metros da costa e precisou nadar até a praia para se salvar. Somente ao chegar em terra firme percebeu marcas de dentes e sangramento na parte superior da coxa esquerda. Uma testemunha acionou o serviço de emergência, e equipes do Distrito de Proteção contra Incêndios da Costa Sul chegaram ao local às 8h45, mas o surfista já estava fora do mar.

Os ferimentos perfurantes exigiram pontos, mas Civik optou por dirigir ele mesmo até o hospital. O traje de mergulho danificado foi recolhido pelo Departamento de Pesca e Vida Selvagem da Califórnia, que irá analisá-lo para tentar identificar a espécie do tubarão responsável pelo ataque.

Apesar do susto, o surfista afirmou ao Los Angeles Times que não pretende abandonar o esporte. “Tive uma sorte inacreditável. Minha prancha absorveu o impacto”, disse. Este foi o primeiro caso de mordida de tubarão registrado na Califórnia em 2026.