Vida e Saúde
Pelo 2º ano consecutivo, dieta é reconhecida como a melhor para a saúde do coração; descubra qual
Desenvolvida por cientistas do Pennington Biomedical Research Center, a dieta foi elogiada por ser cientificamente comprovada quanto aos seus benefícios para a saúde
A dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension, em tradução livre: Abordagens dietéticas para interromper a hipertensão) foi escolhida pelo segundo ano consecutivo como a melhor dieta para a saúde do coração no ranking "Melhores Dietas" de 2026 da US News & World Report. Além disso, ela também foi classificada como a segunda melhor dieta no geral.
Desenvolvida em parte por cientistas do Pennington Biomedical Research Center, a dieta foi elogiada por ser bem pesquisada e cientificamente comprovada quanto aos seus benefícios para a saúde, sendo nutricionalmente equilibrada, versátil e em grande parte não restritiva, já que nenhum grupo alimentar é proibido.
A dieta foi elaborada com foco na saúde cardiovascular e destaca-se pelas recomendações de fibras e minerais benéficos para o coração, como cálcio, potássio e magnésio.
O ranking das melhores dietas é publicado anualmente no início do ano, quando muitas pessoas estão adotando hábitos alimentares saudáveis e buscando planos nutricionais eficazes. O relatório analisa 38 dietas em 21 categorias.
A dieta DASH é pobre em gordura saturada, colesterol e gordura total, e enfatiza frutas, vegetais e leite e derivados com baixo teor de gordura ou sem gordura. A dieta inclui produtos integrais, peixe, aves e nozes, enquanto reduz o consumo de carne vermelha magra, doces, açúcares adicionados e bebidas açucaradas em comparação com a dieta americana típica.
"Tenho orgulho de ver, mais uma vez, a Dieta DASH classificada como o melhor padrão alimentar saudável para hipertensão e a segunda melhor dieta em geral para a saúde", disse Catherine Champagne, professora e nutricionista registrada da Pennington Biomedical, que fez parte da equipe original de pesquisadores que desenvolveu a Dieta DASH.
Na classificação da US News & World Report de 2026, a dieta DASH aparece em diversas categorias, incluindo:
Melhores dietas no geral (nº 2)
Melhores dietas para a saúde do coração (nº 1)
Melhores dietas para pressão alta (nº 1)
Melhores dietas para uma alimentação saudável (nº 2)
Melhores dietas para pré-diabetes (nº 2)
Melhores dietas para colesterol alto (nº 3)
Dietas mais fáceis de seguir (nº 3)
Melhores dietas para diabéticos (nº 4)
Melhores dietas para artrite (nº 4)
Melhores dietas para a saúde mental (nº 4)
Melhores dietas para fígado gorduroso (nº 4)
Melhores dietas para a saúde do cérebro (nº 4)
Melhores dietas para inflamação (nº 4)
Melhores dietas para a saúde intestinal (nº 5)
Melhores dietas para a menopausa (nº 5)
Os resultados do estudo foram publicados pela primeira vez no New England Journal of Medicine em 1997 e foram citados por outros pesquisadores cerca de 6 mil vezes desde a data da publicação original.
"Por quase duas décadas, a dieta DASH tem estado no topo do ranking, ou perto dele, por suas medidas cientificamente comprovadas para reduzir a pressão arterial, o risco de AVC e o risco de eventos cardiovasculares. Eu, juntamente com o Dr. George Bray e a Dra. Donna Ryan, tenho orgulho de estar entre os principais desenvolvedores da DASH e de ver como ela melhorou vidas ao longo dos anos”, afirmou Champagne.
Principais tendências em saúde e nutrição
Além do ranking de dietas, o US News & World Report listou as três principais tendências em saúde e nutrição para 2026, com o " Uso Expandido de GLP-1s " como a principal tendência.
Nos últimos anos, o medicamento foi aclamado como um tratamento inovador para obesidade e diabetes tipo 2, mas, recentemente, os GLP-1s têm sido celebrados por sua eficácia no controle de doenças crônicas, saúde cardiovascular, saúde renal e até mesmo em áreas como fertilidade, artrite e tratamento de dependência química.
"Da saúde cardiovascular ao tratamento da apneia do sono, o medicamento continua a demonstrar sua ampla utilização. Meu principal interesse reside na transição da 'perda de peso' para a 'perda de peso qualitativa', ou seja, reduções principalmente na gordura corporal em vez da massa muscular esquelética”, afirmou Steven Heymsfield, professor Boyd da LSU e diretor do Laboratório de Metabolismo e Composição Corporal da Pennington Biomedical.
As outras tendências para 2026 foram "Alimento como Medicina" e a "Integração da IA com a tecnologia vestível".
A avaliação de dietas feita pela US News & World Report segue uma metodologia desenvolvida pela US News em parceria com a Harris Poll, que leva em consideração as avaliações de 69 especialistas, incluindo médicos, nutricionistas, epidemiologistas nutricionais, chefs de cozinha e pesquisadores da área de perda de peso.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal