Variedades
Personagens de 'Game of Thrones' terão finais diferentes nos livros, diz George R. R. Martin
Autor de As Crônicas de Gelo e Fogo revela que o desfecho literário será distinto do apresentado na série da HBO e comenta desafios para concluir a saga.
George R. R. Martin, autor da saga As Crônicas de Gelo e Fogo, afirmou que os destinos dos personagens nos dois últimos livros serão diferentes dos finais exibidos nas temporadas finais de Game of Thrones. Em entrevista à revista The Hollywood Reporter, publicada nesta quinta-feira (15), o escritor comentou sobre o desfecho polêmico da série da HBO e garantiu que pretende alterar elementos importantes na conclusão literária.
"O final do livro vai ser significativamente diferente", afirmou Martin. "Alguns personagens que estão vivos no meu livro vão estar mortos na série, e vice-versa." O autor ainda refletiu: "Eu ia matar mais gente. Não os que eles mataram na série. Eles fizeram algo mais próximo de um final feliz. Eu não vejo um final feliz para Tyrion, todo o arco dele foi trágico desde o começo. Eu ia fazer Sansa morrer, mas ela ficou tão cativante na série que talvez eu a deixe viver…"
Martin também expressou preocupação em não canonizar o controverso final do seriado. Os cinco primeiros livros da saga serviram de base para as cinco primeiras temporadas da série, mas os roteiristas David Benioff e D.B. Weiss tomaram rumos próprios a partir da sexta temporada, promovendo mudanças significativas na trama.
Há cerca de 14 anos, Martin dedica-se à escrita do sexto livro, The Winds of Winter, que ainda não tem previsão de lançamento. "Tenho que escrever mais Dunk and Egg", afirmou o autor, referindo-se à série de romances derivados de As Crônicas de Gelo e Fogo. "Também deve haver outro livro de Fogo & Sangue. Eu realmente acho que, se conseguir tirar algumas dessas outras coisas das minhas costas, posso terminar The Winds of Winter bem em breve. Ficou claro para mim que Winds é a prioridade, mas… não sei. Às vezes não estou no clima para isso", pontuou.
Trama complexa e outros complicadores
De acordo com Martin, a complexidade da narrativa é um dos principais obstáculos para avançar na escrita. "Eu abro o último capítulo em que estava trabalhando e penso: 'Isso não está muito bom'. Então entro e reescrevo. Ou decido: 'Esse capítulo do Tyrion não está fluindo, deixa eu escrever um capítulo do Jon Snow'. Se eu não for interrompido, porém, o que acontece – pelo menos no passado – é que, mais cedo ou mais tarde, eu engreno."
A partir do quarto livro, Martin introduziu novos narradores, aumentando ainda mais a densidade do universo político de Westeros. Atualmente, a saga conta com 21 personagens com capítulos próprios, cada um trazendo sua perspectiva para a trama.
Questionado sobre a possibilidade de desistir da obra, Martin foi enfático: "Eu odiaria isso. Para mim, soaria como um fracasso total. Eu quero terminar." Ele também descartou a possibilidade de outro autor concluir a saga caso algo lhe aconteça: "Se isso acontecer, minha obra não será concluída", finalizou.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0