RJ em Foco
Carreta da Saúde da Mulher chega a Mesquita para diagnóstico de câncer de mama e colo do útero
Unidade móvel do Ministério da Saúde está no Paço Municipal com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero
A Carreta da Saúde da Mulher, iniciativa do Ministério da Saúde que integra o programa Agora Tem Especialistas, está estacionada em Mesquita nesta sexta-feira. Desde as 10h, a unidade móvel atende na Rua Arthur Oliveira Vecchi, 120, no Paço Municipal, oferecendo serviços exclusivos para a saúde feminina, com ênfase no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero.
Esta é a primeira vez que o programa Agora Tem Especialistas chega ao município. A carreta faz parte da modalidade itinerante, que utiliza unidades móveis para ampliar o acesso a consultas e exames especializados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com o objetivo de reduzir filas e a demanda reprimida.
— Mesquita vai receber pela primeira vez uma carreta especializada em saúde da mulher do Agora Tem Especialistas, programa do governo federal que colocou na rua, até agora, 41 unidades móveis equipadas e com equipes multiprofissionais para realizar procedimentos essenciais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero, que tanto tem afetado as brasileiras quando diagnosticado mais tarde. As pessoas pré-agendadas e encaminhadas pela Secretaria Municipal de Saúde poderão fazer consultas especializadas, mamografias, ultrassonografia pélvica e transvaginal. Até o fim do ano, vamos chegar a 150 unidades móveis em funcionamento — explica Arthur Mello, diretor do Departamento de Atenção Especializada e Temática do Ministério da Saúde.
Atendimentos oferecidos
Na carreta, serão realizadas consultas, mamografias, exames de ultrassonografia e outros procedimentos voltados ao rastreamento e diagnóstico precoce. A unidade está equipada com mamógrafos, aparelhos de ultrassonografia, consultórios, salas climatizadas e estrutura de apoio para o atendimento das pacientes.
O atendimento é destinado exclusivamente às mulheres já cadastradas na fila do SUS, após passarem pela Atenção Primária nas Clínicas da Família do município. O encaminhamento é realizado pela Central de Regulação, que direciona as usuárias para os exames e consultas na unidade móvel.
A previsão é que a Carreta da Saúde da Mulher permaneça em Mesquita por cerca de um mês, realizando consultas ginecológicas e exames como mamografia e ultrassonografia de segunda a sexta-feira. A unidade tem capacidade média de atendimento para 50 mulheres por dia, podendo chegar a 60 atendimentos diários, conforme a demanda e a organização da agenda.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal