RJ em Foco
Paes descarta ponto facultativo na segunda-feira antes do feriado de São Sebastião
Padroeiro do Rio será celebrado na terça-feira, 20 de janeiro, com missa e procissão
O prefeito Eduardo Paes confirmou que a segunda-feira, 19 de janeiro, não será ponto facultativo no município do Rio de Janeiro. A decisão mantém o funcionamento normal dos serviços municipais na véspera do feriado de São Sebastião, celebrado na terça-feira, dia 20. O dia do padroeiro é feriado apenas na capital, não se estendendo a todo o estado.
Em publicação nas redes sociais, Paes reforçou: “Feriado só no dia 20 no município do Rio. E sem ponto facultativo na segunda. Já tivemos vida fácil com o Natal e réveillon caindo quinta-feira. Mas fiquem tranquilos que tem muito feriado esse ano! Bora trabalhar!”
A resposta do prefeito veio após mensagem do governador Cláudio Castro, que também esclareceu em suas redes que o feriado de São Sebastião é municipal, não cabendo ao governo estadual decretar ponto facultativo.
A expressão “vida fácil”, utilizada por Paes ao comentar o calendário de fim de ano, gerou reações nas redes sociais. Uma internauta lembrou que, apesar de Natal e Ano Novo terem ocorrido em quintas-feiras, não houve ponto facultativo nas sextas seguintes.
História do padroeiro
São Sebastião é o padroeiro do Rio de Janeiro desde sua fundação. A escolha do santo está relacionada à vitória portuguesa sobre os franceses, em 20 de janeiro de 1567, consolidando o domínio da Coroa portuguesa na região. Por isso, a cidade recebeu oficialmente o nome de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Com o passar dos séculos, a devoção a São Sebastião tornou-se parte da identidade carioca. Mártir do Império Romano, o santo é associado à proteção contra doenças, guerras e epidemias. No Rio, o culto a São Sebastião também foi incorporado às religiões de matriz africana, sendo sincretizado com Oxóssi, orixá da caça e da fartura.
Missas e procissão marcam celebração
A programação do Dia de São Sebastião, nesta terça-feira, inclui missas e procissão entre a Tijuca e o Centro. As atividades começam pela manhã, na Basílica Santuário de São Sebastião (Igreja dos Capuchinhos), e encerram-se com uma cerimônia solene na Catedral Metropolitana.
Às 10h, será celebrada a Santa Missa Solene na Basílica Santuário de São Sebastião, na Rua Haddock Lobo, 266, Tijuca. Às 16h, ocorre a Procissão Arquidiocesana, partindo do mesmo endereço em direção à Catedral Metropolitana, na Avenida Chile, 245, Centro. Ao final do percurso, haverá nova Santa Missa Solene.
Previsão do tempo para o feriado
De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, o tempo permanece instável no fim de semana e na segunda-feira, com céu nublado ou parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva à tarde ou à noite.
Neste sábado, a previsão é de tempo parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva isoladas à noite. As temperaturas seguem elevadas, com máxima de 37°C e mínima de 22°C.
No domingo, o tempo deve permanecer nublado, com pancadas de chuva a partir da tarde. A máxima prevista é de 36°C, com mínima de 23°C.
Na segunda-feira, o céu deve continuar nublado a encoberto, com chuvas começando ainda no fim da manhã. A máxima prevista é de 33°C e a mínima, de 21°C.
Já na terça-feira, Dia de São Sebastião, o Alerta Rio indica céu nublado a encoberto, com chuva moderada a qualquer momento. As temperaturas variam entre 19°C e 26°C.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
5JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal