RJ em Foco

Corpo de Bombeiros determina vistorias em todos os shoppings do Rio após incêndio

Decisão da corporação é motivada pelo incêndio no Shopping Tijuca

Agência O Globo - 16/01/2026
Corpo de Bombeiros determina vistorias em todos os shoppings do Rio após incêndio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Duas semanas após o incêndio no subsolo do Shopping Tijuca, que resultou em duas mortes no início do mês, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro determinou que todos os shopping centers do estado deverão passar por vistorias técnicas. A medida, anunciada pela corporação na manhã desta sexta-feira, busca reforçar a prevenção, a fiscalização e a proteção da vida em ambientes de grande circulação.

Para manter a regularização junto aos bombeiros, os shoppings precisam possuir o certificado de aprovação, documento que atesta o cumprimento de medidas de segurança contra incêndio e pânico. A responsabilidade pela manutenção permanente dessas medidas e pela renovação do certificado, especialmente em casos de alterações arquitetônicas ou mudanças no layout, é do proprietário ou do representante legal do estabelecimento.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, após o incêndio no Shopping Tijuca foi realizado um levantamento interno para verificar a situação de regularização dos shoppings no estado. Embora uma parcela significativa desses empreendimentos já possua a documentação exigida junto ao CBMERJ, a corporação decidiu vistoriar todos os estabelecimentos do tipo.

Reabertura do Shopping Tijuca

Nesta sexta-feira, o Shopping Tijuca reabriu as portas, duas semanas após o incêndio ocorrido em 2 de janeiro em seu subsolo. Na ocasião, o supervisor de brigadistas Anderson Aguiar do Prado e a brigadista Emellyn Silva Aguiar Menezes perderam a vida. Anderson chegou a ser levado ao Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu, enquanto Emellyn faleceu no local. Outras três pessoas ficaram feridas.