RJ em Foco

Homem apontado como chefe do CV na Bahia e procurado por morte de PM é preso no Rio

Jean Carlos Soares Jovita era considerado foragido da Justiça e foi localizado na Gardênia Azul

Agência O Globo - 16/01/2026
Homem apontado como chefe do CV na Bahia e procurado por morte de PM é preso no Rio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Jean Carlos Soares Jovita, apontado como um dos chefes do Comando Vermelho (CV) na Bahia, foi preso por policiais civis nesta sexta-feira, na Gardênia Azul, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Foragido da Justiça baiana, Jean é suspeito de envolvimento na morte de um policial militar em seu estado natal.

De acordo com as investigações, ele exercia influência direta na estrutura do tráfico em Ilhéus, especialmente na região de Sambaituba.

Contra Jean Carlos, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça da Bahia. Segundo a Polícia Civil do Rio, a prisão foi resultado de um trabalho integrado de inteligência, com cruzamento de informações entre unidades de segurança do Rio de Janeiro e da Bahia.

Após a prisão, o suspeito foi encaminhado para a Cidade da Polícia, no Jacarezinho, Zona Norte do Rio, onde passou pelos procedimentos de praxe e ficará à disposição da Justiça.

A operação que culminou na captura de Jean contou com a atuação de agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco-IE), com apoio da Subsecretaria de Inteligência (SSI), da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e da Polícia Civil da Bahia.