RJ em Foco
Anitta, Ludmilla, Lexa, Leo Santana e megablocos comandam o carnaval de rua; mais de 6 milhões de foliões são esperados,
Festa começa neste fim de semana e vai até 22 de fevereiro. Serão 462 cortejos pela cidade e um circuito de megablocos no Centro com público estimado em centenas de milhares por dia.
A programação oficial do carnaval de rua do Rio de Janeiro em 2026 tem início neste fim de semana e segue até 22 de fevereiro, consolidando mais uma edição de grandes proporções da maior festa popular do país. Durante o período carnavalesco, estão previstos 462 cortejos de blocos de rua, entre os 803 inscritos, com público estimado em cerca de 6 milhões de foliões, entre cariocas e turistas, que ocuparão ruas, praças e avenidas em todas as regiões da cidade. Segundo o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, incluindo também os desfiles na Sapucaí, o total de pessoas circulando pela cidade durante o carnaval pode ultrapassar 8 milhões.
Os detalhes do planejamento operacional foram apresentados nesta quinta-feira, durante coletiva no Centro de Operações Rio (COR). Estiveram presentes o presidente da Riotur, Bernardo Fellows, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, o secretário de Ordem Pública, Marcus Belchior, a secretária municipal das Mulheres, Joice Trindade, e Luiz Eduardo, da CET-Rio.
Ao abrir a coletiva, Bernardo Fellows destacou a expectativa de público e a grandiosidade do carnaval de rua deste ano. Ele também citou os principais blocos de rua da programação, com destaque para apresentações de estrelas como Anitta, Leo Santana, Lexa e Ludmilla, além de outros grandes nomes que integram a agenda de atrações.
O carnaval de rua terá uma programação extensa e descentralizada, com opções para públicos de todas as idades e perfis. Estão previstos blocos infantis e para famílias, além de cortejos para foliões que buscam grandes concentrações, atrações musicais de destaque e experiências culturais marcantes.
O Centro da cidade concentra o maior número de cortejos, com 135 apresentações programadas, reafirmando sua vocação histórica como um dos principais palcos do carnaval de rua carioca. Em seguida, aparecem a Zona Sul, com 99 desfiles; a Grande Tijuca, com 63; e a Zona Norte, com 56, além de outras regiões que também terão agenda intensa. Já neste primeiro fim de semana de folia, blocos se espalham por diferentes pontos da cidade, evidenciando a força da tradição carnavalesca.
No sábado, estão confirmadas as apresentações do Folia do Largo Sapê, em Honório Gurgel, e do bloco Tá Chegando a Hora, em Pedra de Guaratiba. No domingo, desfilam a Unidos do Santa Bárbara, em Engenho de Dentro, e a tradicional Banda da Saens Peña, na Tijuca, que deve reunir muitos foliões e manter viva uma das mais conhecidas manifestações do carnaval de bairro.
A programação do fim de semana se completa com o Bloco de Abertura do Pré-Carnaval de Madureira com as Águas de Cheiro, no Parque de Madureira, marcando simbolicamente o início oficial da festa nos subúrbios. A iniciativa reforça o compromisso com um carnaval de rua popular e acessível, valoriza a ocupação democrática dos espaços públicos e celebra a cultura carioca em toda a sua diversidade.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
3MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana