Poder e Governo

Empresária Ana Biselli será nova secretária de Turismo de São Paulo

Mudança ocorre com a saída de Roberto de Lucena, que deve deixar a gestão Tarcísio de Freitas para disputar as eleições em outubro

Agência O Globo - 16/01/2026
Empresária Ana Biselli será nova secretária de Turismo de São Paulo
Ana Biselli.jfif

Ana Biselli, empresária com vasta experiência no setor hoteleiro, assumirá a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo. A mudança foi motivada pela saída de Roberto de Lucena, que deixará o governo de Tarcísio de Freitas nas próximas semanas para se preparar para as eleições de 2026. A informação foi confirmada pela CBN em parceria com o jornal O Globo.

Formada em Administração de Empresas e Hotelaria, com especialização em Turismo e Hotelaria, Biselli acumula cerca de 20 anos de atuação no segmento. Até então, ela era presidente-executiva da Resorts Brasil, associação que representa os resorts do país.

A substituição integra um movimento mais amplo de reorganização do secretariado em meio ao ano eleitoral. Além de Lucena, outros dois nomes próximos ao governador também podem deixar a equipe até março. Arthur Lima, chefe da Casa Civil, avalia disputar uma vaga como deputado, enquanto Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais, já manifestou intenção de sair, embora sua decisão final dependa do cenário eleitoral.

Nos bastidores, auxiliares apontam que Tarcísio de Freitas pretende concluir as mudanças ainda neste semestre, visando iniciar 2026 com o secretariado definido. O período será marcado por entregas estratégicas, como o leilão do novo centro administrativo do estado, a inauguração da Linha 17–Ouro do monotrilho e ações na área de segurança pública. O objetivo é evitar que secretários candidatos usem essas agendas como plataforma eleitoral ou aumentem pressões políticas sobre o governo.

Desde o final do ano passado, já ocorreram mudanças em outras pastas, como Políticas para a Mulher, Segurança Pública e Agricultura. Na Secretaria de Políticas para a Mulher, Adriana Liporoni substituiu Valéria Bolsonaro. Na Segurança Pública, Osvaldo Nico Gonçalves, então secretário-executivo, assumiu a chefia. Já na Agricultura, Geraldo Melo Filho ficou no lugar de Guilherme Piai, que deixou o cargo para se dedicar à disputa eleitoral.