Poder e Governo
Nova cela de Bolsonaro na Papudinha é cinco vezes maior que quarto anterior na PF
Ex-presidente foi transferido nesta quinta-feira por decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta quinta-feira (data não informada) as diferenças entre a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal e a nova cela onde o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprirá pena, no 19º Batalhão da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha. A soma da área interna e externa do novo local é cinco vezes maior do que o espaço anterior. Bolsonaro foi condenado pelo STF a 27 anos e três meses de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Comparativo: Antes e depois da transferência
Tamanho da cela
Antes: O ex-presidente dispunha de 12 metros quadrados.
Depois: Na Papudinha, a cela tem 64,83 metros quadrados, sendo 54,76 m² de área coberta e cerca de 10 m² de área externa.
Refeições
Antes: Três refeições diárias (café da manhã, almoço e jantar).
Depois: Cinco refeições diárias, com acréscimo de lanche e ceia.
Estrutura disponível na cela
Antes: Apenas quarto e banheiro, sem cozinha.
Depois: Quarto, sala, banheiro, cozinha, lavanderia e área externa.
Banho de sol
Antes: Realizado em pátio externo improvisado.
Depois: Banho de sol na área externa privativa da cela, em horário livre.
Exercícios físicos
Antes: Em pátio externo improvisado.
Depois: Prática de exercícios possível na área externa da cela.
Visitas e atendimento
Antes: Terças e quintas-feiras, das 9h às 11h, com até 30 minutos por visitante, em sala administrativa.
Depois: Quartas e quintas-feiras, por até seis horas, com permanência máxima de duas horas por visitante.
Atendimento médico
Antes: Médico da Polícia Federal em regime de plantão 24 horas.
Depois: Núcleo de Custódia da PM oferece médico 24h, mais equipe com dois clínicos, três enfermeiros, dois dentistas, assistente social, dois psicólogos, fisioterapeuta, três técnicos de enfermagem, psiquiatra e farmacêutico.
Bolsonaro foi transferido para o 19º Batalhão da PM-DF, onde já estão Anderson Torres (ex-ministro) e Silvinei Vasques (ex-diretor da PRF). O local é chamado de "Papudinha" por estar ao lado do Complexo Penitenciário da Papuda.
Na mesma decisão, Moraes autorizou que Bolsonaro receba assistência religiosa e participe de programa de redução de pena por leitura, mas negou acesso a televisão com internet (Smart TV).
Apesar da melhora nas condições, familiares e aliados de Bolsonaro já haviam feito críticas, especialmente ao barulho do ar-condicionado na superintendência anterior.
Mais lidas
-
1ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
2MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4JUSTIÇA
Polícia do Paraguai entrega Silvinei Vasques à Polícia Federal
-
5DOIDONA
Caras, bocas e performance inusitada de Ivete Sangalo ainda repercutem do show no fim de semana